Lawson cita ida ao simulador e valoriza ter "preparação completa" para GP da Itália

Com a possibilidade de andar nos três treinos livres, e com a experiência acumulada no GP da Holanda, Liam Lawson espera uma performance melhor no GP da Itália

Liam Lawson fez sua estreia na Fórmula 1 durante o GP da Holanda, depois de precisar substituir o lesionado Daniel Ricciardo na AlphaTauri. O neozelandês, que nunca havia andado na AT04, admitiu que foi pego de surpresa com o anúncio e, por isso, teve algumas dificuldades em Zandvoort. No entanto, acredita que vai estar mais preparado para a etapa em Monza, uma vez que já começou os trabalhos no simulador e vai poder estar no carro durante os três treinos livres.

Durante o TL2, na tentativa de desviar de Oscar Piastri, Ricciardo acertou a barreira de pneus na curva 3 de Zandvoort e não teve tempo suficiente para tirar as mãos do volante. Por isso, acabou fraturando o metacarpo esquerdo, passou por cirurgia e deve levar algumas semanas para se recuperar. 

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqu
i!

O estranho acidente de Piastri e Ricciardo (Vídeo: DAZN ES)

Lawson acabou assumindo o carro no sábado no TL3, mas não conseguiu pegar muitas referências do equipamento — ainda que a equipe tenha lhe ajudado bastante. No entanto, para o GP da Itália, acredita que vai ser capaz de desempenhar melhor.

Em Monza será bom ter preparação completa para o fim de semana, podendo pilotar em todas as sessões de treinos livres. Para Zandvoort, voei do Japão na noite de quinta-feira, depois de correr lá no fim de semana anterior. Obviamente, você precisa estar o mais preparado possível, mas é tão improvável [que aconteça] que você nunca espera. Mas aconteceu”, reconheceu o #40.

“O apoio da equipe foi incrível. Eles fizeram todo o possível para me preparar o máximo possível no tempo limitado que tínhamos. Mesmo durante a corrida, Pierre [Hamelin, engenheiro de corrida] me apoiou muito com tantas informações, basicamente me orientando, e isso realmente tornou minha vida muito mais fácil, mas obviamente, sempre há coisas que você pode melhorar”, disse Liam.

Mesmo com pouca quilometragem, o neozelandês não cometeu muitos erros, chegou a fazer uma ultrapassagem sobre a Ferrari de Charles Leclerc, e fechou o dia em 13º, à frente do companheiro Yuki Tsunoda (15º).

“Na corrida [na Holanda] as condições já me prepararam para Monza. Além disso, estive no simulador esta semana e há algumas coisas que analisamos. Monza tem muito menos downforce, então terei de me acostumar com isso. Não tendo pilotado um carro de Fórmula 1 lá, ainda será um grande desafio, mas é um circuito mais simples e já dirigi algumas vezes”, finalizou Lawson.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.

https://youtube.com/watch?v=jblIZXfHR78%3Fsi%3Dv1nCaX64-Zkg0VyC