Hamilton vê perda de tempo com novo formato e sugere à F1: "Podemos ter mais sessões"

Lewis Hamilton até gostou do novo formato de fim de semana com a corrida sprint, mas sugeriu à F1 otimizar o tempo livre entre as sessões

O novo formato de fim de semana com corridas sprint acabou dividindo opiniões dentro e fora da Fórmula 1. O GP do Azerbaijão teve só um treino livre para sediar duas classificações — a tradicional e a outra em formato 'pocket', com só 30 minutos de duração e válida para a sprint.

Lewis Hamilton até aprovou o novo molde em Baku, mas acredita que a F1 esteja perdendo muito tempo. E tempo esse que poderia ser útil para otimizar as rodadas.

[relacionadas]

“Acho que se perde muito tempo nos fins de semana, então acho que poderíamos fazer isso em menos dias. Você ainda pode fazer três dias, mas acho que as equipes chegam aqui muito cedo, como segunda ou terça, eu cheguei aqui na quarta. Hoje [sábado] são quatro horas de espera entre as sessões, hoje poderíamos ter feito pelo menos três sessões", disse ele.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sexto colocado, Hamilton ficou apenas atrás de Albon na lista da speed trap (Foto: AFP)

“Podemos fazer três sessões por dia. Havia tanto tempo para [usar] hoje. Não sei se isso é possível com todas as outros campeonatos que estão acontecendo [como F2, por exemplo]", completou.

George Russell, que é presidente da Associação de Pilotos da F1, também deu algumas sugestões. Para o #63, as equipes deveriam ter mais tempo para ajustarem as configurações dos carros. Neste novo formato, só é permitido fazer as alterações até o início da classificação curta do sábado.

“Acho que seria bom se as equipes pudessem fazer uma mudança de configuração, talvez em uma noite de sexta-feira. Espero que isso não tire a emoção dos domingos. Acho que as melhores pessoas para julgar são os torcedores em casa, como eles se sentem", explicou.

“Mas quero dizer, do ponto de vista do piloto, é bem divertido. Você está correndo mais, fazendo voltas mais competitivas. Nós não gostamos de apenas andar por aí treinando e testando. Mas, como eu disse, só espero que não atrapalhe muito os domingos", encerrou Russell.