Norris rejeita ideia de carro moldado para Verstappen na Red Bull: "Não funciona assim"

Depois de Toto Wolff, chefe da Mercedes, sugerir que Max Verstappen supera seus companheiros de equipe por ter um carro feito para si, Lando Norris discordou

O passeio de Max Verstappen na temporada 2023 da Fórmula 1 indica não apenas a genialidade do bicampeão mundial — que está prestes a assegurar o tri —, mas também a excelência do conjunto Red Bull — que varre a categoria, com 15 vitórias em 16 corridas no ano. No entanto, Sergio Pérez não consegue acompanhar o ritmo do neerlandês, o que costuma levantar boatos de que o RB19 é construído em torno do gosto pessoal do líder do campeonato — e Toto Wolff, chefe da Mercedes, foi o último a tocar no assunto.

No entanto, o próprio Max já rechaçou a possibilidade, e Lando Norris também concordou que não é tão simples desenvolver um monoposto que seja simplesmente agradável a um piloto. Segundo ele, o foco do carro é ser veloz, e os competidores precisam aprender como extrair desempenho do conjunto o mais rápido possível.

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"Não cabe à equipe simplesmente fazer um carro para uma pessoa", disse Norris ao portal inglês RacingNews365. "Talvez esse seja o mundo perfeito. É nosso trabalho entregar, não importa qual seja o carro. Max [Verstappen] disse algo muito similar outro dia, depois que Toto [Wolff] fez esse comentário sobre a Red Bull. Não acho que você possa produzir um carro para alguém", explicou.

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Norris disse que é parte de sua responsabilidade aprender a guiar o carro da McLaren (Foto: XPB)

"Simplesmente não funciona assim", destacou. "Conseguir guiar o carro é responsabilidade do piloto. Se eu for mais lento que meus companheiros de equipe por qualquer razão, então, não estou fazendo um bom trabalho. É simples assim, é trabalho do piloto. É por isso que estamos aqui", frisou.

Segundo Norris, pilotos recebem "suficiente dinheiro" pela responsabilidade de aprenderem a pilotar qualquer carro que seja produzido. O próprio inglês afirmou que, entre escolher um monoposto veloz e um fácil de guiar, a melhor opção sempre será ter um carro rápido — justamente porque é parte de sua função aprender como extrair velocidade.

"Para mim, o mais importante é construir um carro rápido", apontou. "Acho que as pessoas de fora não entendem, às vezes, que o trabalho do piloto é guiar qualquer carro que receba, o mais rápido possível. Sim, você quer que o carro seja bom e se adapte a você. Mas pilotos recebem dinheiro o suficiente para tirarem o máximo de qualquer circunstância", ressaltou.

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Avassalador, Verstappen já venceu 13 de 16 corridas em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

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"Seja um carro que você goste, que seja complicado ou seguro: é nosso trabalho pilotar o que a equipe nos dá", afirmou. "Você pode ter um carro rápido e um ótimo de pilotar, mas, no fim do dia, vou sempre escolher o carro difícil de pilotar, mas que é mais rápido do que o carro fácil — que é lento", prosseguiu.

Por fim, Norris admitiu que carros fáceis de guiar oferecem mais conforto. Ainda assim, ressaltou que o mais importante é a equipe produzir um monoposto rápido, e a tarefa de aprender como levá-lo ao máximo cabe ao piloto.

"E acho que nós sabemos que a prioridade é fazer um carro rápido. É difícil, então, nós trabalhamos em deixar o carro melhor de pilotar. No fim do dia, adoraria ter um carro agradável de guiar. Mas escolheria, em qualquer dia, um carro mais rápido do que um fácil. Porque acho que é nosso trabalho", finalizou.