Button cobra posicionamento dos pilotos após GP do Catar: “Nada vai mudar até que falem”

Para que os pilotos não voltem a se sentir mal durante uma corrida, Jenson Button espera que o grid da Fórmula 1 se mobilize em busca de mudanças para o futuro

Jenson Button cobrou um posicionamento dos pilotos da Fórmula 1 depois dos inúmeros relatos de problemas de saúde após a corrida no intenso calor do GP do Catar. Embora reconheça que carros de corrida têm opções limitadas para combater a alta temperatura, o campeão de 2009 afirmou que os competidores precisam seguir batendo nessa tecla para que tanto a categoria quanto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) encontrem alguma solução para o caso.

O intenso calor durante o GP do Catar fez vários pilotos do grid passarem mal durante e após a corrida. Logan Sargeant foi levado para o centro médico depois de abandonar a corrida por desidratação, Lance Stroll deixou o AMR23 e foi direto falar com os atendentes de uma ambulância, enquanto Esteban Ocon vomitou durante a volta 15.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ocon vomitou, mas chegou em sétimo no Catar (Foto: Alpine)

Prezando pelo bem estar de todos, Button afirmou que os pilotos precisam seguir criticando e falando sobre o que aconteceu em Lusail. Do contrário, cenas como essas voltarão a se repetir no futuro.

“Não senti o quão quente estava, mas um dos maiores problemas do Catar é que esses caras estão com força G alta em toda a pista. O calor… quero dizer, tivemos muitas corridas quentes no passado.  Mas acho que o maior problema para eles é que seus corpos ficaram submetidos a uma força G lateral tão alta, por tanto tempo, que você não consegue respirar. Eles não conseguem levar oxigênio ao sangue, então esse é o maior problema”, disse Button.

“Você não pode fazer nada, além do ar condicionado, mas você nunca ouviu falar disso em um carro com cabine aberta. Quando corri na Nascar em Austin, quase parei na corrida. Eu disse à equipe: 'Não posso mais fazer isso' – eu estava com muito calor. Portanto, carros diferentes têm problemas diferentes com o calor. Até que os pilotos se manifestem, eles não mudarão isso”, finalizou.

https://youtube.com/watch?v=ozPz0kaMy9U%3Fsi%3DkF431MGYdcmjYCUQ