Williams vê liberdade para escolher motor em 2026: "Não estamos presos à Mercedes"

Chefe da Williams, James Vowles ainda afirmou que decisão sobre a próxima fabricante de unidades de potência deve vir antes do fim deste ano. Honda, Renault e Ferrari são possibilidades caso a renovação com a Mercedes não saia

O futuro da parceria da Williams com a Mercedes, fornecedora atual de unidade potência, está ainda em análise. Segundo o chefe da equipe de Grove, James Vowles, o time ainda avalia qual caminho tomará para 2026 em diante, quando se encerra o contrato com a escuderia alemã.

Existe a possibilidade da Mercedes precisar cortar negócios com uma equipe do grid, dado que o regulamento prevê que uma equipe produtora só possa fabricar motores para até outros dois adversários, a não ser que haja um acordo com a FIA. Para esta temporada, a Mercedes conseguiu novamente o acordo – atualmente, Williams, McLaren e Aston Martin recebem unidades de potência com o selo alemão, enquanto a Alpine só fabrica para ela mesma e a Honda está inscrita para 2026, mas a parceira Red Bull já tem acordo com a Ford.

Alexander Albon, durante GP da Arábia Saudita, em Jedá (Foto: Williams)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Neste momento, estamos ainda no processo de avaliação das opções disponíveis", explicou Vowles. "As regras que ditarão depois de 2025 são as mesmas, aliás, que já deveriam ter limitado [a Mercedes] a menos acordos de venda de unidades de potências que eles exercem atualmente".

"Acho que se trata de uma discussão em andamento. Mas não, não estamos presos à Mercedes. Ainda estamos em processo de análise", declarou.

E o jogo de xadrez vai ser grande. Além de Honda e Alpine, a Ferrari, nome bem mais tradicional, também deve procurar opções, dado que perderá a Alfa Romeo para a Audi, enquanto a Ford terá Red Bull e AlphaTauri.

Fórmula 1 retoma suas atividades no dia 2 de abril, com o GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2023.