Haas lamenta erro de Hülkenberg na relargada do Japão: "Não executou corretamente"

Chefe da Haas, Ayao Komatsu exaltou a recuperação de Nico Hülkenberg no GP do Japão, mas lamentou erro do alemão que fez o carro perder posições ao ficar parado na relargada

A Haas passou bem perto de manter a sequência de pontos na Fórmula 1 no GP do Japão, disputado no último fim de semana, e viu Nico Hülkenberg terminar pouco mais de 5s atrás do décimo colocado Yuki Tsunoda em Suzuka. O resultado pode parecer frustrante pela proximidade com o top-10, mas veio depois de uma recuperação e tanto na prova, já que o alemão cometeu um erro na relargada e despencou no pelotão.

Acidentalmente, Hülkenberg ativou o modo anti-stall do carro, que impede que o motor apague — mas coloca o monoposto em ponto neutro. Assim, precisou esperar alguns instantes para iniciar a corrida na relargada, o que o fez perder diversas posições logo de cara.

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"Na corrida, a primeira largada foi boa, mas Nico [Hülkenberg] não executou os procedimentos corretamente na segunda e entrou em anti-stall [mecanismo eletrônico que serve para impedir que o motor apague], perdendo posições", lamentou Ayao Komatsu, chefe da Haas. "Se recuperar a partir daí e quase somar pontos foi algo encorajador, então, é o lado positivo que vamos levar", afirmou.

"Saímos com sentimentos mistos. No fim, deixamos de estar no top-10 com Nico por 5s, o que é muito frustrante. Pelo lado positivo, nosso ritmo de corrida foi muito melhor do que vimos no resto do fim de semana. Então, as mudanças que a equipe fez depois do TL3 e antes da classificação funcionaram bem", elogiou Komatsu.

Hülkenberg quase conseguiu pontuar no Japão, mas terminou em 11º (Foto: Haas F1 Team)

Segundo o chefe da equipe americana, a situação seria diferente se a Haas tivesse encontrado o acerto correto para o carro logo no início do fim de semana. O time segue com quatro pontos somados, agora em quatro corridas disputadas em 2024.

"Só precisávamos ter alcançado esse nível mais cedo, pois começamos com um equilíbrio errado no carro e o TL2 foi sob chuva. Isso nos colocou um passo atrás", lamentou. "Então, como equipe, é algo que temos de melhorar", pontuou.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

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