Haas diz que regras para conter porpoising “vão custar um pouco de desempenho”

A Haas colocou o VF-23 pela primeira vez na pista na tarde deste sábado e, apesar de ainda não ter visto o real potencial do bólido, acredita que o carro deve ter um pouco menos de desempenho por causa das novas regras de 2023

Primeira equipe a lançar o carro de 2023, a Haas colocou o VF-23 pela primeira vez na pista neste sábado (11). Quase duas semanas após o lançamento, no dia 31 de janeiro, o time fez um shakedown em Silverstone, na Inglatera.

Após o fim das atividades no circuito, a esquadra soltou um comunicado para a imprensa com mais algumas informações sobre o bólido da nova temporada. Em nota, Simone Resta, diretor técnico da Haas, falou um pouco sobre as novas regras e como elas podem impactar no novo modelo.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Em meados do ano passado a FIA decidiu iniciar um programa para melhorar a segurança dos carros com algumas ações de curto e médio prazo. As ações de curto prazo já foram refletidas, enquanto as ações de médio prazo se concretizarão no novo carro”, disse.

F1-2023-Haas-1024x683.jpeg" alt="" class="wp-image-651084" />
Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen ajudaram a ocultar partes do carro (Foto: Haas)

“O assoalho será modificado e será a maior mudança em termos de regulagem. O objetivo é melhorar o porpoising e suponho que [isso] vai custar um pouco de desempenho a todos”, afirmou Resta.

Contudo, a Haas ainda se vê em uma boa posição e acredita que graças a um trabalho de longo prazo junto a uma equipe jovem, que começou a ser formada em 2020, os resultados de 2023 podem ser promissores.

“Depois de um 2021 difícil, 2022 foi realmente um grande retorno e deu um grande impulso a todos que trabalham no carro - tanto na fábrica quanto na pista. Estamos aproveitando esse momento nesta temporada e tentando dar outro passo”, continuou.

"Eu diria que provavelmente foi um grupo bastante jovem formado no final de 2020 e início de 2021, então depois de um ano trabalhando juntos, acho que é uma boa oportunidade para criar outro carro com um ritmo melhor e uma melhor colaboração como equipe”, finalizou o diretor.

Para a temporada 2023, a Haas dispensou Mick Schumacher para contar com Nico Hülkenberg ao lado de Kevin Magnussen. Segundo a equipe, eles precisam de dois pilotos experientes para capitalizar todos os pontos possíveis. Se a escolha vai render frutos, ou não, só dá para saber quando a temporada se iniciar no dia 5 de março, no Bahrein.