Zhou recorda pontos na estreia na F1 após ataques na internet: "Tirei peso das costas"

Guanyu Zhou sofreu ataques xenofóbicos na internet quando foi anunciado pela Alfa Romeo. Ele relembrou a importância dos pontos na estreia na F1, no Bahrein

2022 marcou o primeiro ano de Guanyu Zhou na Fórmula 1. Pela Alfa Romeo, o piloto se tornou também o primeiro chinês a competir na categoria. Logo no anúncio de que correria pelo time nesta temporada, Guanyu sofreu com comentários abusivos e xenofóbicos nas redes sociais, que tentavam associar sua vaga no grid com a nacionalidade.

A resposta de Zhou aos ataques veio nas pistas e logo na estreia. O chinês somou um ponto com o décimo lugar no GP do Bahrein. Em entrevista à revista inglesa Autosport, Guanyu lembrou o grande feito logo no debute na categoria.

[relacionadas]

"Aquilo foi incrível por conta de todas as coisas que aconteceram na pausa de inverno. Quando foi anunciado, muitos que não me conheciam tentaram me julgar pela nacionalidade. Não é a coisa mais legal de acontecer, quando você luta por um sonho, mas fui grato de ter minha primeira corrida e marcar um ponto. Tirei das minhas costas. Responder na pista significou muito para mim, porque as pessoas começaram a mudar, elas começaram a te entender, começaram a te conhecer mais", declarou o piloto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Guanyu Zhou somou 6 pontos no ano de estreia na F1 (Foto: AFP)

Outro ponto alto de Zhou em 2022 foi o oitavo lugar no GP do Canadá. Na época, o chinês sofria com problemas de confiabilidade da Alfa Romeo e tinha três abandonos nas quatro corridas anteriores. Além de Bahrein e Montreal, também somou pontos na Itália.

"Aquilo foi algo que jamais esperei. Canadá é uma pista difícil. É um circuito de rua sem espaço para erros ou áreas de escape, por causa dos muros. Foi ótimo. Acho que também mostra o progresso, foi o resultado que conquistei depois de três ou quatro abandonos. Foi um ponto de virada para mim", completou.

Zhou terminou a temporada no 18º lugar, com 6 pontos, 43 a menos que o companheiro de equipe Valtteri Bottas. Apesar disso, o resultado foi suficiente para a Alfa Romeo conquistar o sexto lugar no Mundial de Construtores. O melhor resultado do time de Hinwil desde 2012.

A temporada 2023 da Fórmula 1 tem início no dia 5 de março, com o GP do Bahrein, no Circuito Internacional de Sakhir.