Fórmula 1 encara sexta-feira de muito calor e ventos fortes para classificação no Catar

Mesmo com a classificação acontecendo à noite no Catar, a previsão é que os termômetros passem dos 30°C. Confira o que diz a meteorologia para a sexta-feira (6) da Fórmula 1

A Fórmula 1 está de volta ao Catar neste final de semana, onde acontece a 17ª etapa da temporada 2023, e os pilotos terão uma sexta-feira (6) de muito calor pela frente. Sem previsão de chuva, a expectativa é que os termômetros ultrapassagem a barreira dos 30°C inclusive no momento da classificação, que acontece à noite em Lusail.

Como a etapa do Catar também conta com a corrida sprint, os pilotos terão apenas um treino livre ao longo de toda a programação, marcado para as 16h30 locais (10h30 de Brasília, GMT-3). Nesse instante, os termômetros marcam 37°C de temperatura ambiente, com a sensação térmica bem próxima, em 36°C. A umidade relativa do ar, por sua vez, não passa dos 32%, aumentando a sensação de clima seco.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A noite de quinta-feira em Lusail: fim de semana no Catar promete muito calor (Foto: Reprodução/Lusail Circuit)

Uma questão, no entanto, serão os ventos: a previsão indica uma média de 26 km/h de velocidade para o horário do treino, com rajadas podendo chegar aos 39 km/h.

Na classificação, marcada para as 20h locais (14h de Brasília), os competidores retornam à pista com a temperatura ambiente um pouco mais baixa: 33°C, assim como a sensação térmica. Os ventos, no entanto, ficam mais intensos, com rajadas atingindo até 41 km/h. A umidade relativa do ar sobe um pouco, chegando a 47%.

As informações são do serviço de meteorologia AccuWeather. A etapa do Catar pode marcar o tricampeonato de Max Verstappen, que depende apenas de um sexto lugar na corrida sprint para sacramentar o título com cinco rodadas de antecedência.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail. No sábado, a corrida sprint também conta com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. O mesmo vale para a prova de domingo.