F1 se põe como "influência global" e mira redução de 60% na emissão de poluentes

CEO da F1, Stefano Domenicali contou que a categoria tem feito ações sustentáveis dentro e fora das pistas para reduzir emissão de carbono

Stefano Domenicali afirmou que a F1 assumiu o papel de "influência global" ao incentivar países de todo mundo a adotarem o consumo de biocombustíveis com intuito de reduzir em 60% a emissão de carbono na frota urbana. Atualmente, os carros de F1 utilizam aditivos com 10% de etanol renovável, mas, a partir de 2026, os combustíveis serão totalmente sustentáveis.

"A F1 avançou em iniciativas de sustentabilidade ambiental nesta temporada", iniciou Domenicali. "Os carros da Fórmula 2 e Fórmula 3 estão funcionando com 55% de sustentabilidade nesta temporada e continuamos no caminho certo para introduzir biocombustíveis 100% sustentáveis em 2026", explicou o CEO da F1.

[relacionadas]

"Também encorajamos a fazer a maior conscientização e abertura dos governos para incluir biocombustíveis em suas estratégias de neutralização de emissões, algo que a F1 continuará a liderar", completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Red Bull Ring teve áreas de energia renovável (Foto: Red Bull Content Pool)

O CEO acrescentou que a F1 iniciou no Red Bull Ring os testes para tornar os autódromos grandes centros de energias renováveis. "Na Áustria, testamos um sistema de energia eficiente que proporcionou uma redução de 90% nas emissões de carbono nas operações do paddock, nos boxes e nos locais de transmissão."

O incentivo da Fórmula 1 de benefício ao meio ambiente não se resume apenas aos finais de semana de corrida. A categoria também tem executado ações sustentáveis durante processo de logística entre um GP e outro no continente europeu.

"Uma nova frota de caminhões movidos a biocombustível está entregando nossos equipamentos de produção de transmissão, técnicos e outros para os eventos da temporada, o que esperamos que reduza nossas emissões totais de frete em pelo menos 60% em comparação com os vapores de combustível tradicionais", concluiu.

Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, de 25 a 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.