FIA rejeita pedido da Ferrari e confirma punição de Sainz por trocas em Las Vegas

A Ferrari tentou alegar que não tinha culpa nas trocas feitas no carro de Carlos Sainz, mas não teve jeito: o espanhol vai perder posições no grid de largada do GP de Las Vegas por ter trocado elementos na unidade de potência

A Ferrari bem que tentou, mas não teve jeito: Carlos Sainz vai ter de pagar punição pelas várias trocas de elementos feitas no carro após o incidente com a tampa do bueiro no TL1 de Las Vegas, realizado na madrugada de sexta-feira (17). A SF-23 do espanhol teve danos severos.

O lance aconteceu quando o relógio não marcava nem dez minutos de sessão. Sainz passou na reta sobre o bueiro e ficou com a tampa presa no fundo do carro. A Ferrari precisou trocar a célula de sobrevivência, o motor de combustão interna (ICE), bateria (ES) e controle eletrônico (CE) do carro #55.

[relacionadas]

O problema é que Carlos já estava no limite de três desses componentes, conforme o regulamento. Uma quarta peça completamente nova resultaria em perda de posições no grid. De acordo com a quantidade de substituições, Sainz poderia largar do fundo do pelotão.

O argumento da Ferrari, porém, era a ausência de culpa por parte da equipe na quebra, uma vez que isso só aconteceu porque Sainz foi vítima de um problema da pista. Só que os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) seguiram o regulamento à risca.

Carlos Sainz vai perder posições no grid do GP de Las Vegas (Foto: AFP)

"Após ter recebido a solicitação da Ferrari e ter visto vídeos e evidências sobre o incidente, sabendo da necessidade da troca de componentes, a despeito de ter sido um dano causado em circunstâncias absolutamente extremas e fora do normal, o regulamento obriga os comissários a seguir as regras como elas estão escritas. Assim, a punição que consta em regulamento deve ser aplicada. Os comissários, se tivessem autoridade para tal, evitariam a punição, pelas circunstâncias extremas e anormais. No entanto, o regulamento não permite isso".

Ainda não é oficial, mas por ter trocado a bateria, Sainz perderá dez posições no grid de Las Vegas.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!