FIA reforça pedido de mudanças na Áustria para evitar série de punições por limite de pista

Com as inúmeras punições aplicadas após a corrida no último fim de semana, FIA voltou a pedir por mudanças nas curvas 9 e 10 do Red Bull Ring

Depois do festival de punições que aconteceu no GP da Áustria, realizado no último domingo (2), em que 83 voltas da corrida foram deletadas e oito pilotos foram punidos depois da bandeira quadriculada, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou a pedir por mudanças nas últimas curvas do Red Bull Ring, para evitar futuras chuvas de punições.

A alteração consiste em adicionar brita nas saídas das curvas 9 e 10, pontos em que os pilotos costumam passar a linha branca com as quatro rodas, e acabam ganhando uma ligeira vantagem por isso. A adição da brita, no entanto, evitaria o ganho de tempo em uma volta.

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As corridas da MotoGP no autódromo dificultas as mudanças em prol da F1 (Foto; Yamaha)

O pedido, em um primeiro momento, foi feito após o GP da Áustria do ano passado, mas foi rejeitado pelos chefes do circuito, uma vez que o local também recebe a MotoGP e a categoria opta por algumas áreas de escape com asfalto — como é atualmente.

Com as inúmeras punições aplicadas aos pilotos horas depois do GP da Áustria do último domingo, e com a FIA classificando a situação como 'sem precedentes', a pressão sobre os diretores do autódromo deve crescer por mudanças para 2024. O Red Bull Ring ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Christian Horner, chefe da Red Bull na Fórmula 1, concorda com o pedido da FIA, e acredita que uma área com brita pode ser suficiente para conter os problemas durante a corrida na Áustria. No entanto, ele admite que é preciso encontrar algo benéfico tanto para a F1, quanto a MotoGP.

"Acho que uma faixa de brita ou algo como um impedimento para correr lá [é necessário]. O problema é que é muito difícil para os pilotos, porque eles não conseguem ver as linhas brancas do carro, então você está fazendo isso puramente pelo instinto. Mas é algo que precisa ser analisado para o próximo ano. O argumento é sempre o MotoGP, mas acho que você precisa ter algo que seja flexível e útil para a Fórmula 1", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.