FIA investiga focos de incêndio e monta plano de defesa para evitar efeitos no GP da China
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) trabalha para evitar possíveis problemas com incêndios nas corridas sprint e principal
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vai investigar mais a fundo o que provocou os dois focos de incêndio ocorridos em áreas distintas de gramado do Circuito Internacional de Xangai, casa do GP da China, nesta sexta-feira (19). O primeiro aconteceu durante o treino livre, enquanto segundo veio durante a classificação para a corrida sprint. O objetivo é entender por que algo tão peculiar aconteceu mais de uma vez em tão curto espaço de tempo e evitar que novas situações como essas se tornem um problema para o restante do fim de semana.
No primeiro caso, ocorrido na curva sete, o treino precisou ser interrompido em bandeira vermelha para que os fiscais de pista apagassem as pequenas chamas. No SQ1 da classificação sprint, a grama voltou a pegar fogo na curva cinco, mas sem a necessidade de paralisação da atividade, apenas uma breve bandeira amarela.
A FIA se mobilizou para resolver o problema o quanto antes, pensando na corrida sprint e classificação, no sábado, e da corrida principal, no domingo, já que a previsão indica clima seco para o resto do fim de semana.
Uma avaliação inicial detectou que as faíscas geradas pelo atrito entre os carros e o solo criavam um gatilho para iniciar os focos de incêndio. Outra possibilidade é que, com as faíscas causadas pelos bólidos e pela pista ter sido construído em uma região pantanosa, haja uma liberação em excesso de gás metano chegando à superfície e contribuindo para o início do problema.
De acordo com a revista inglesa Autosport, a FIA fez uma varredura preliminar e concluiu que não havia nenhum cheiro ou "evidência anormal" nos setores afetados que sugerisse a causa do problema.
Apesar dos incidentes, as sessões de treino e classificação foram concluídas sem impedimentos. No SQ3, a chuva que caiu sobre o circuito impediu qualquer possível novo foco de incêndio no gramado chinês. A FIA se programa para agir rapidamente nos próximos dois dias caso algo semelhante se repita.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), a classificação da sprint acontece às 4h30 (de Brasília, GMT-3). No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!