FIA cria alternativas para cancelamentos em Spa. Grid pode ser definido pelo campeonato

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) preparou um plano de contingência para responder a eventuais cancelamentos no GP da Bélgica. Prioridade é realizar a classificação do GP, mas, se não for possível, o grid em Spa-Francorchamps será definido pela classificação do Mundial de Pilotos

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) preparou um plano de contingência para eventuais cancelamentos no GP da Bélgica. Além de montar cenários alternativos para os treinos, a entidade também se prepara para aplicar pontuações diferentes caso a distância das corridas não seja completada na totalidade.

A sexta-feira (28) em Spa-Francorchamps começou com chuva, mas o TL1 foi realizado com apenas uma interrupção por bandeira vermelha, causada por uma batida de Logan Sargeant. Ainda assim, a entidade máxima do automobilismo mundial avisou às equipes de que o treino matutino não seria utilizado para definir o grid em nenhum momento do fim de semana. Assim, os pilotos não precisaram buscar tempo na atividade, focando apenas no acerto do carro e em ganhar experiência com a pista.

Primeiro treino em Spa-Francorchamps foi com muita água na pista (Foto: AFP)
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Na manhã desta sexta-feira, no tradicional encontro dos chefes de equipe, ficou acordado que a realização da classificação do GP é o objetivo principal e, por isso, treinos podem ser cancelados ou remarcados para assegurar a realização da sessão.

“Podemos confirmar que as equipes foram informadas de que o treino livre não será usado para definir o grid nem da sprint e nem do GP neste fim de semana”, anunciou a FIA. “Isso foi feito para garantir que as equipes não tratem a primeira sessão do fim de semana como uma sessão competitiva. Apesar de a situação em relação ao clima estar em constante evolução, a prioridade é fazer a sessão de classificação para o GP”, seguiu.

“Outras sessões podem ser canceladas ou reagendadas para facilitar isso, e, se for impossível fazer a classificação, então o grid será definido pela ordem do campeonato”, avisou.

Caso a corrida sprint ou o GP normal não consigam completar a distância total prevista, a F1 pode aplicar o novo sistema de pontuação adotado desde a polêmica do GP da Bélgica de 2021, quando metade dos pontos foram distribuídos apesar de terem rodado apenas atrás do safety-car.

Pelo acordo feito com as equipes, os pilotos precisam completar no mínimo duas voltas sem intervenção do safety-car ou do safety-car virtual para poderem pontuar.

No caso da sprint, dois cenários são possíveis. Com menos de 50% das 15 voltas previstas completadas ninguém pontua. Se a corrida superar os 50% do total, então o top-8 pontua no método normal: 8-7-6-5-4-3-2-1.

Já para o GP de domingo, que tem previsão de 44 voltas, são cinco possibilidades distintas: se o líder completar menos de duas voltas, ninguém pontua; se a corrida tiver entre duas voltas e 25% da distância — 11 voltas —, só o top-5 vai pontuar, sendo 6-4-3-2-1; se a prova terminar entre 25% e 50% dos giros previstos — entre 12 e 22 voltas —, os dez primeiros pontuam, com o vencedor levando 13 pontos e os tentos seguindo a ordem de 10-8-6-5-4-3-2-1; no caso de o GP terminar com 50 a 75% da distância completada — de 23 a 33 voltas —, o top-10 também pontua, mas com 19 pontos ao vencedor e 14-12-10-8-6-4-3-2-1 para o restante; passando dos 75%, a pontuação habitual será aplicada.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação está marcada para logo mais, às 12h (de Brasília, GMT-3).