FIA amplia punição a Hamilton por toque com Pérez na corrida sprint da Bélgica

Além dos 5s aplicados ainda durante a corrida, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) impôs dois pontos de punição a Lewis Hamilton pelo toque com Sergio Pérez na corrida sprint na Bélgica

Lewis Hamilton e Sergio Pérez tiveram um toque na sprint da Bélgica (Vídeo: DAZN)

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aumentou a punição de Lewis Hamilton pelo toque com Sergio Pérez na corrida sprint do GP da Bélgica. O britânico já tinha cumprido 5s de sanção no sábado (29), mas foi sancionado também na superlicença.

Em meados da corrida, o britânico da Mercedes efetuou uma manobra na freada da La Source, onde houve um impacto. Na sequência, Sergio perdeu a posição também para Carlos Sainz Jr. e Charles Leclerc. Pelo rádio, contudo, avisou à equipe que não tinha nenhuma aderência na traseira. Pouco depois, os rubro-taurinos o chamaram de volta aos boxes para abandonar.

Lewis Hamilton não concordou com a punição que recebeu na corrida sprint (Foto: Mercedes)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Depois da prova em Spa-Francorchamps, ficou claro que o toque abriu um buraco no carro de Pérez, que reclamou de Hamilton. O piloto da Mercedes, porém, rotulou o lance como um incidente de corrida.

“Os Comissários revisaram evidências em vídeo e da câmera do carro. Hamilton estava tentando passar Pérez por dentro na curva 15. Enquanto Pérez estava deixando um pequeno espaço por dentro para Hamilton, Hamilton passou pela zebra e, subsequentemente, saiu reto em direção a Pérez no molhado”, diz o texto da FIA. “Os Comissários consideraram que Hamilton era predominantemente culpado por causar uma colisão e deram a punição de 5s”, completou.

Os dois pontos são os primeiros na superlicença de Hamilton no último ano e têm validade de 12 meses. Com o acúmulo de 12 pontos, o piloto fica banido de uma corrida.

A largada do GP da Bélgica está prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Antes, às 9h40, o GP abre a transmissão em segunda tela no canal 1 do YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.