Ferrari diz que recuperar confiança de Leclerc e Sainz no carro é "prioridade" na F1 2023

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur explicou que atualizações são fundamentais, mas não as únicas necessidades do time. Para o francês, os italianos precisam fazer com que Charles Leclerc e Carlos Sainz voltem a ter confiança plena no carro para que tenham melhores performances

A Ferrari segue trabalhando em atualizações para deixar para trás o começo decepcionante de temporada na F1 2023. No entanto, de acordo com o chefe do time, Frédéric Vasseur, os italianos precisam focar em deixar os pilotos mais confiantes no carro. O francês entende que, muitas vezes, Carlos Sainz e Charles Leclerc não podem chegar ao limite de suas performances por instabilidades no bólido vermelho.

Vasseur, que admitiu que o time pode usar melhor o carro que tem nas mãos, seguiu de novo nessa linha, explicando que, além das atualizações, a Ferrari tem de deixar Leclerc e Sainz acreditando que o bólido vai seguir tudo direitinho.

[relacionadas]

"Não era só uma questão de performance, porque também tem alguma coisa que afetou a confiança dos pilotos no carro. Não temos estabilidade na performance, já tivemos perda aerodinâmica em curvas, equilíbrio do carro mexido, o vento que muda de direção, tudo isso afeta. Volta após volta a gente vai perdendo performance dos pilotos porque eles perdem confiança no carro. Os pilotos precisam ser nossas prioridades nesse sentido. Não é a coisa mais fácil de se resolver, mas nossa performance muda muito de uma corrida para outra, não é simplesmente colocar downforce no carro", disse.

Depois de duas etapas bem positivas, a Ferrari despencou no GP da Inglaterra. Segundo Vasseur, muito por conta dos ventos fortes, que provocaram especial instabilidade na SF-23.

A Ferrari quer seus pilotos novamente confiantes com o carro (Foto: Ferrari)

"Tem vezes que, quando você chega com atualizações, você erra o acerto e aí, quando esperava ganhar 0s1, 0s15, acaba perdendo isso pelo acerto escolhido errado. É fundamental entender como explorar os acertos. Tem toda questão de ventos, por exemplo, também, como em Silverstone, que estavam violentos e nosso carro é sensível a eles", completou.

Ainda viva na briga pelo vice-campeonato, a Ferrari hoje aparece em quarto com 157 pontos, 46 abaixo da Mercedes e 24 atrás da Aston Martin.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!