Ferrari revela que parou desenvolvimento da F1-75 para cumprir teto de gastos

Enquanto as rivais Red Bull e Mercedes mantiveram o desenvolvimento dos carros deste ano, a Ferrari se viu obrigada a interromper o trabalho para não ultrapassar os US$ 140 milhões do teto de gastos da Fórmula 1 2022

Com a temporada 2022 da Fórmula 1 já definida, muitas equipes já estão focadas no trabalho para o próximo ano, e a Ferrari é uma delas. Mattia Binotto revelou, aliás, que o trabalho no projeto de 2023 começou mais cedo, até, porém não foi por acaso: o time precisou interromper o desenvolvimento da F1-75 para ficar dentro do teto de gastos da categoria.

A decisão da Ferrari em priorizar 2023 a partir de agora também ajuda a explicar a falta de performance na última corrida, realizada no México. Carlos Sainz e Charles Leclerc cruzaram a linha de chegada em quinto e sexto, respectivamente, mas a 1min de Max Verstappen, o vencedor.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Ferrari já está com a cabeça em 2023 (Foto: AFP)

"Sabemos que interrompemos o desenvolvimento do nosso carro muito cedo para focar em 2023", disse Binotto à imprensa. "De certa forma, não estou muito preocupado com essa taxa de desenvolvimento, pois sei quando parou", acrescentou.

Com o resultado abaixo do esperado na corrida mexicana, o time de Maranello viu a rival Mercedes encostar mais uma vez no Mundial de Construtores. Agora são 40 pontos de diferença em 103 possíveis até o desfecho em Abu Dhabi, mas Binotto deu de ombros para a possível 'ameaça' das Flechas de Prata.

"A Mercedes desenvolveu mais o carro do que nós, então não estou preocupado com eles. Sem dúvida, haveria mais potencial para ser extraído, mas não tínhamos disponibilidade financeira dentro do teto para isso", finalizou o dirigente.

Desde o ano passado, as equipes precisam trabalhar dentro de um limite de gastos. Para 2022, o valor fixado foi de US$ 140 milhões (R$ 719 milhões, na cotação atual). Para a próxima temporada, haverá uma redução de US$ 5 milhões (R$ 25 milhões).

Fórmula 1 continua em duas semanas, entre os dias 11 e 13 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira, direto de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ‘IN LOCO’ com equipe cheia.