Ferrari explica carga de downforce e simulação de corrida com pneus macios em Jedá

Fréderic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, falou sobre as opções estratégicas tomadas durante os treinos livres do GP da Arábia Saudita. Charles Leclerc foi o melhor piloto do time na quinta-feira

Com pódio registrado no Bahrein, a Ferrari deu o pontapé inicial para as atividades na Arábia Saudita com os dois carros no top-10. Charles Leclerc terminou a quinta-feira (7) de treinos livres na quarta posição, com 1min29s180, enquanto Carlos Sainz foi o sétimo colocado, com 1min29s455 apesar de um dia onde não esteve 100% fisicamente.

Chefe de equipe, Fréderic Vasseur afirmou que o dia de treinos livres ficou dentro das expectativas traçadas pela Ferrari, e que ainda é cedo demais para previsões sobre ordem de forças, já que a pista deve evoluir em termos de aderência na sexta-feira. No Bahrein, Leclerc largou da primeira fila, enquanto Sainz subiu ao pódio.

[relacionadas]

"No geral, foi uma sessão que esperávamos. Para as voltas rápidas, é difícil comentar porque não sei se todos estão no mesmo nível de combustível, mas fizemos uma boa sessão e conseguimos dar duas voltas boas. Em termos de ritmo de corrida, fomos bem consistentes e a performance estava ali. Diria que foi uma boa sessão apesar da complexidade no caso de Carlos [Sainz], que não estava se sentindo bem. Mas ele fez um bom trabalho considerando as condições", declarou Vasseur para a versão italiana do site Motorsport.com.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc (Foto: AFP)

O chefe de equipe da Ferrari também explicou as decisões de utilizar maior carga de downforce na asa dianteira e o motivo de Leclerc ter utilizado os pneus macios durante a simulação de corrida nesta quinta-feira.

"Sobre o nível de downforce usado, acho que todos estão no mesmo nível, com algumas exceções. Trabalhamos desta maneira para adaptar os pilotos bem para a pista. Haverá uma grande evolução na pista entre hoje e amanhã, e é claro que termos o mesmo nível amanhã. No ano passado, tivemos a oportunidade de andar com os macios com Charles. Depois da punição, ele voltou em 12º e colocar macios funcionou bem. Não foi um stint ruim da parte dele, se consideramos o desgaste dos macios, era a oportunidade de tentar algo diferente", concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.