Ferrari vê distância menor em classificação por Red Bull focar em corrida: "Muito inteligentes"

A Ferrari até se aproxima da Red Bull em classificação, mas o engenheiro de performance, Jock Clear, acredita que isso é unicamente pela equipe taurina priorizar o ritmo de corrida

Os GPs do Azerbaijão e de Miami mostraram que, ao menos em classificação, a Ferrari parece ser a mais próxima da Red Bull na Fórmula 1 2023. Uma performance, no entanto, totalmente compreensível na visão de Jock Clear, e o engenheiro de performance da equipe italiana admitiu que seria um duro golpe ter de abrir mão do ritmo aos sábados para buscar uma performance melhor nas corridas.

Clear acredita, aliás, que esse tem sido o grande ponto a favor dos taurinos, e é por isso que tanto Ferrari quanto Aston Martin, puxada por Fernando Alonso, conseguem ameaçar Sergio Pérez e o próprio Max Verstappen. Em Baku, por exemplo, as poles tanto na sprint como na corrida principal ficaram com Charles Leclerc.

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A Ferrari consegue ameaçar a Red Bull em classificação, mas porque os taurinos priorizam o ritmo de corrida (Foto: AFP)

"Temos um bom entendimento de onde estão os problemas. É quantificar isso", começou o engenheiro. "Então, de certa forma, diríamos 'ok, estamos analisando o que acontece na corrida em comparação com o que acontece na classificação'. Podemos observar algumas diferenças", acrescentou.

"Talvez não seja possível alinhar como essas diferenças acabam. É o processo pelo qual estamos passando no momento, identificar o que podemos fazer ou o que podemos mudar para trazer o ritmo de corrida de volta", completou Clear.

Em Miami, Leclerc também surgiu forte no sábado, mas um erro no Q3 o impediu de brigar por uma primeira fila. Durante a corrida, porém, a diferença de performance entre o monegasco e o duo da equipe austríaca era absurda — Verstappen, por exemplo, fez um stint inicial de 45 voltas com pneus duros num ritmo muito melhor que Leclerc com médios.

Ao falar sobre a possibilidade de sacrificar o sábado em busca de um domingo mais produtivo, o engenheiro reconheceu que seria algo difícil de engolir. "Vamos ter de levar um golpe na classificação? Essa é uma situação muito difícil de aceitar, porque as corridas são muitas vezes feitas no sábado."

"Portanto, não podemos nos dar ao luxo de tirar os olhos da classificação. Mas, certamente, precisamos entender completamente como podemos obter o ritmo da corrida. Temos de tirar o chapéu para a Red Bull e dizer que eles estão fazendo algo muito, muito inteligente. O carro funciona muito, muito bem em ritmo de corrida", admitiu.

“Também podemos concluir que, para alcançar isso, talvez eles estejam abrindo mão de algum ritmo de classificação. É por isso que estamos conseguindo competir com eles, porque eles não são ótimos na classificação", continuou Clear, apontando como maior força do RB19 a velocidade de reta, "especialmente com o DRS ativo".

"Mais uma vez, temos de analisar isso e ver o que podemos fazer de melhor para eliminar esse arrasto, porque é um tempo de volta limpa. O piloto não precisa usar de muita habilidade para mudar [de uma curva para outra] o mais rápido possível. Essa é uma área em que eles claramente foram muito rápidos", concluiu.