Ferrari confirma participação de Bearman em treinos livres da F1 ao volante da SF-24
Além de participar de treinos livres com a Haas este ano, Oliver Bearman vai andar com a SF-24 novamente, confirmou o chefe da equipe italiana, Frédéric Vasseur
Oliver Bearman deixou a Ferrari impressionada com a performance na Arábia Saudita, tanto que a equipe de Maranello planeja colocá-lo novamente ao volante da SF-24 na temporada 2024 da Fórmula 1. A confirmação foi feita pelo chefe do time italiano, Frédéric Vasseur.
Aos 18 anos, Bearman tornou-se o terceiro piloto mais jovem a estrear no grid da F1 e o mais novo a correr pela Ferrari em toda a história. O britânico foi convocado pelos italianos para substituir Carlos Sainz, diagnosticado com apendicite e cortado do restante do fim de semana em Jedá.
Com apenas um treino livre à disposição antes da classificação, Oliver, que compete na Fórmula 2 com a Prema, manteve-se longe de incidentes, e mesmo não tendo avançado ao Q3 por centésimos, completou a corrida em sétimo após largar em 11º.
A Haas, equipe cliente da Ferrari, já havia confirmado seis treinos livres para Bearman ao longo da temporada, e Vasseur afirmou que o novato também estará de volta ao cockpit da SF-24.
"Já tivemos bons pilotos jovens nessa situação, diria que ritmo… não quero dizer que é fácil de se obter, mas é algo que eles podem alcançar", disse o dirigente francês. "O fato de ele ter feito um fim de semana curto, sem TL1, TL2, sem nenhum erro, para mim é irreal. Sinceramente, fiquei completamente impressionado", admitiu.
"Entre os muros de Jedá, não fazendo TL1 e TL2, partindo quase que diretamente para a classificação. No Q2, ele vinha bem na primeira volta, teve a bandeira vermelha, errou na segunda, começou a última volta da classificação sem nada e ficou 0s03 atrás de Lewis [Hamilton ]. Com um Q2 limpo, acho que teria passado ao Q3", acrescentou.
"Mas Jedá tem de ser considerado como um passo, não como o objetivo final. Ele se saiu bem, terá outros desafios pela frente no futuro com a F2, fará alguns TLs conosco e com a Haas na temporada", confirmou Vasseur.
Ano passado, Bearman andou nos treinos livres 1 com o carro da Haas na Cidade do México e em Abu Dhabi. Em 2024, uma das prováveis novas praças na lista do britânico é Interlagos, em São Paulo, de acordo com Vasseur.
"Todos nós sabemos que daqui a seis meses não falaremos sobre Jedá, falaremos sobre México ou Brasil, se ele for bem. E sabemos que cada dia será um desafio novo, mas se ele mantiver a mesma abordagem [de Jedá], vai se sair bem", seguiu.
Por fim, o chefão da Ferrari admitiu que ficou nervoso no sábado e elogiou principalmente o trecho final da corrida de Oliver, quando o novato precisou acelerar para impedir a aproximação de Lando Norris e Hamilton, que vinham com pneus macios.
"Na corrida, fiquei um pouco nervoso, pois há muitas coisas para administrar na F1, como procedimento de largada, pit-stop, volante e assim por diante. No final, ele se saiu muito bem, até conseguiu forçar o ritmo na última volta para manter Lando e Lewis atrás. Fiquei até surpreso por vê-lo não sendo conservador, já que não estava cometendo nenhum erro no momento", finalizou.
A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!