Alonso cita "altas expectativas", mas vê domínio como da Red Bull "natural da F1"

Fernando Alonso deu sua opinião sobre o domínio da Red Bull em 2023, mas foi bastante sincero ao dizer que isso não é novidade na Fórmula 1. E ainda acredita que as mudanças no regulamento trouxeram uma expectativa em ultrapassagens que não se concretizou

O atual regulamento da Fórmula 1, em vigor desde a temporada passada, colocou a Red Bull no posto de equipe a ser batida, e há quem pense que o domínio dos taurinos não seja tão atrativo para o campeonato. Na visão de Fernando Alonso, no entanto, o que se vê hoje na categoria não é nenhuma novidade.

O bicampeão é, no momento, o piloto que mais consegue se aproximar de Max Verstappen e Sergio Pérez, tanto que a Aston Martin não esconde a esperança de, até o final do ano, beliscar alguma vitória. Alonso, porém, entende que falta de competitividade na pista não é apenas culpa da rival taurina: houve, na opinião do espanhol, muita expectativa em torno das promessas com as mudanças nas regras.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DE MIAMI, CORRIDA, DOMINGO, PÓDIO, FERNANDO ALONSO, ASTON MARTIN, AFP
Fernando Alonso deu sua opinião sobre o domínio da Red Bull em 2023 (Foto: AFP)

"Você não vê muitas ultrapassagens, é o natural da F1. Então, não deveria ser uma surpresa", disse Alonso. "Acho que havia altas expectativas sobre acompanhar os carros e talvez ter um grid um pouco mais próximo. Mas não sei, acho que temos de dar um pouco mais de tempo", salientou.

Especificamente sobre o domínio da Red Bull, o #14 foi enfático: "Esta é a Fórmula 1. Sempre foi assim. Foram sete anos de [Lewis] Hamilton e [Valtteri] Bottas sendo primeiro e segundo [na Mercedes], foi assim no passado, com [Sebastian] Vettel e [Mark] Webber [na Red Bull]."

"Se você tem o carro mais rápido, pode começar um pouco atrás e, ainda assim, fazer algumas manobras e ultrapassagens, mas se estiver em outros carros — como eu disse, todos nós estamos dentro de 0s1 ou qualquer coisa — no momento da classificação, está mais ou menos assegurando essa posição. Não há muitas ultrapassagens depois da volta 2 ou 3", avaliou.

"Se não tivéssemos os Red Bull tão à frente, acho que seria uma luta muito interessante, com três ou quatro equipes dentro de 0s1 ou 0s2", continuou o veterano, emendando: "E talvez estejamos dizendo que as novas regras são um sucesso, talvez essa seja a história em alguns anos ou algo assim, quando tivermos estabilidade no regulamento — e em 2026, tudo pode mudar de novo", concluiu.

A Fórmula 1 chega em Monte Carlo para a disputa do GP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.