F1 projeta carros menores e ultrapassagens menos artificiais com regulamento de 2026

Novo regulamento, que chega para receber os motores mais sustentáveis, deve tornar os carros menores, mais leves e consideravelmente mais lentos

Com o regulamento de motores para a temporada 2026 já definido, agora a F1 precisa preparar a regulamentação dos chassis para acompanhar a chegada dos novos propulsores. Embora as regras ainda estejam passando por ajustes, alguns detalhes sobre a aparência dos carros de 2026 foram relatados pelo portal alemão Auto Motor und Sport.

De acordo com a publicação, algumas medidas estão sendo tomadas para conter o peso extra da nova unidade de potência. Assim, a intenção é que a baixa seja de 50 kg. Embora a meta seja um tanto ousada, o mais provável é que a queda inicial seja de 20kg, mas siga caindo cada vez mais ao longo de uma ou duas temporadas.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carros podem ficar consideravelmente mais lentos a partir de 2026 (Foto: AFP)

Ainda existe a possibilidade de que o peso mínimo dos carros da F1, hoje de 798 kg, seja totalmente eliminado. Os testes de segurança da FIA, no entanto, serviriam para garantir que nenhuma medida fosse descartada com a finalidade de reduzir o peso do bólido para ganhar desempenho. Ademais, uma parcela do teto de gastos teria de ser destinada aos itens de segurança.

Com o aumento do peso da unidade de potência, vai ser preciso fazer algumas mudanças em outros pontos para diminuir o peso total do carro. Assim, uma das medidas é que as caixas de marchas sejam reduzidas de oito para seis velocidades. A largura dos bólidos iria de 200 cm para 190 cv e a distância entre eixos cairia de 360 cm para 340 cm.

As novas regras também devem resultar em uma menor carga aerodinâmica produzida pelas asas. Os cálculos iniciais sugerem que a queda seja de até 40%. O AMuS ainda afirma que as simulações indicam que os carros da F1 serão consideravelmente mais lentos que os atuais. Em contrapartida, estão sendo tomadas medidas para facilitar a perseguição ao carro da frente e aumentar as chances de ultrapassagem.

https://youtube.com/watch?v=iBj5aEXDAc8%3Fsi%3DMC4KBKKVXQ45aW9E