Ocon diz que erro da Alpine custou 5 posições na Holanda: "Pneus não estavam prontos"

Esteban Ocon disse que atraso da Alpine para preparar pneus no GP dos Países Baixos custou algumas posições na reta final da corrida e criticou escolha por compostos de faixa azul

A Alpine saiu com seu segundo pódio de 2023 no GP dos Países Baixos, realizado no último fim de semana, mas apenas um lado da garagem deixou Zandvoort com um sorriso no rosto. Enquanto Pierre Gasly levou o carro azul ao terceiro lugar, Esteban Ocon sofreu com o caos proporcionado pelo clima e somou apenas um ponto, em décimo. Segundo o francês, a decisão de calçar pneus de chuva extrema e o atraso em preparar os compostos enterraram as possibilidades de um bom resultado.

"No fim, não fiquei feliz com a decisão de colocar pneus de chuva pesada, mas também paramos uma volta atrasados", explicou. "Os pneus não estavam prontos para mim na volta em que pedi pelo rádio, então, precisei continuar na pista molhada com os slicks e perdi cinco posições. Fui de 6º para 11º", reclamou.

Relacionadas

Segundo Ocon, os pneus azuis não devem ser uma opção ao longo das corridas na Fórmula 1. Foco de críticas já há algum tempo, os compostos de faixa azul raramente são utilizados pelas equipes devido ao forte spray jogado para trás, o que prejudica bastante a visibilidade dos pilotos.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O décimo lugar ainda rendeu um ponto a Ocon em Zandvoort (Foto: AFP)

Esteban ainda foi questionado sobre a decisão da Red Bull de colocar os compostos no carro de Sergio Pérez, mas argumentou que o melhor conjunto do grid possui vantagem para tal. De acordo com o francês, as condições necessárias para o uso do pneu azul já representam um risco de segurança para os pilotos.

"O problema, primeiro, é que quando você tem uma Red Bull, possui margem na liderança. Nós não temos nenhuma margem", comparou. "Em segundo lugar, se você precisa colocar pneus de chuva pesada, a próxima coisa [a acontecer] será uma bandeira vermelha", cravou.

"Não existe um momento em que os pneus azuis sejam melhores, porque são muito mais lentos. Se as condições [climáticas] precisam desses pneus, então não são as condições ideais para se pilotar um carro de F1", analisou.

Apesar da frustração com o resultado, Ocon não deixou de parabenizar Gasly pelo pódio. Depois do 3º lugar conquistado pelo carro #31 em Mônaco, o top-3 em Zandvoort chega em um momento conturbado da equipe na categoria.

Gasly aproveitou uma punição recebida por Pérez para garantir o pódio nos Países Baixos (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Parabéns para Pierre [Gasly] e seu lado da garagem, eles fizeram um trabalho incrível para levar a equipe ao segundo pódio da temporada", elogiou. "É algo muito positivo, e provavelmente a única coisa positiva deste fim de semana", lamentou o piloto francês.

Por fim, Ocon destacou a diferença de características entre a pista neerlandesa e a próxima etapa do campeonato, na Itália, e demonstrou animação para deixar o resultado de Zandvoort para trás.

"[Monza] é uma pista completamente diferente", apontou. "Vamos olhar para a frente e, obviamente, o GP da Itália é sempre especial. Então, espero que possamos virar a página para voltarmos mais fortes", finalizou.

Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, com o GP da Itália, e o GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento AO VIVO e EM TEMPO REAL.