Consultor da Red Bull diz ter ajudado em ida de Hamilton para Mercedes: "Erro completo"

Helmut Marko, consultor da Red Bull, revelou ter indicado o nome de Lewis Hamilton à Mercedes e reconheceu o arrependimento após os oito títulos mundiais entre 2014 e 2021

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, admitiu ter influenciado a Mercedes a procurar Lewis Hamilton para fechar um acordo a partir da temporada de 2013 da Fórmula 1, na época em que o britânico defendia a McLaren. O austríaco contou que, durante uma conversa com o compatriota Niki Lauda, sugeriu ao tricampeão que o inglês — então com um título na bagagem — poderia estar aberto a uma transferência.

No entanto, o consultor admitiu que não esperava tanto sucesso no casamento entre Hamilton e Mercedes. Na época, o conselho foi dado a Lauda com o intuito de beneficiar a Red Bull. Entre as temporadas 2010 e 2012, Lewis foi uma pedra no sapato dos taurinos, chegou a brigar pelo título até o fim em 2010, e venceu corridas importantes nos dois anos seguintes. Por isso, Marko apostava que o britânico seria uma ameaça menor no time alemão do que na McLaren.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP DA TURQUIA; LEWIS HAMILTON; VITÓRIA; TÍTULO;
Lewis Hamilton festeja a vitória que o consagrou como heptacampeão mundial de F1 (LAT Images/Mercedes)

"Eu dei a ele [Lauda] algumas informações de que Lewis [Hamilton] estaria disponível. É claro que eu não estava sendo altruísta. Na época, pensávamos que Lewis seria uma ameaça menor para nós na Mercedes do que na McLaren, para quem ele pilotava na época", relembrou o consultor da Red Bull.

Hamilton está em sua décima temporada defendendo a Mercedes e já conquistou 82 vitórias, seis títulos de pilotos pelo time alemão e foi peça fundamental nos oito Mundiais de Construtores das Flechas de Prata.

Depois de ter visto uma aliança tão forte se formar nas garagens da Mercedes, Helmut reconheceu o erro e disse que não daria um conselho como esse novamente.

“Em retrospectiva, foi um erro de julgamento completo, embora na época não fosse realmente previsível. Mas com o conhecimento que tenho hoje, definitivamente não faria isso de novo", finalizou Marko.

Em 2023, no entanto, a parceria entre Hamilton e Mercedes está saindo um pouco dos trilhos. Embora o time alemão tenha esboçado uma reação no último GP na Austrália, o W14 teve um início de temporada abaixo do esperado e Lewis chegou a dizer que a equipe "não o ouviu" para o desenvolvimento do carro.

A Fórmula 1 retoma as suas atividades no próximo dia 30 de abril, com o GP do Azerbaijão.