Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Bahrein de F1 2023

Fernando Alonso foi o mais rápido do primeiro dia de atividades da F1 2023 no Bahrein. A Red Bull cercou o espanhol, enquanto Ferrari e, principalmente, Mercedes ficaram para trás

Quem apostava na Aston Martin dando um salto de qualidade impressionante e capaz de duelar ao menos com Ferrari e Mercedes na Fórmula 1 2023 vai deixar a sexta-feira (3) do GP do Bahrein com a sensação de que tinha razão. Fernando Alonso voou no segundo treino livre e fechou o dia com a melhor volta geral, depois de ter sido segundo no TL1, logo atrás de Sergio Pérez.

Alonso anotou a melhor volta do treino e do dia, no horário mais compatível com classificação e corrida, com 1min30s907. Todos os pilotos passaram um bom tempo, praticamente todo o treino, na pista com pneus macios. Max Verstappen foi o segundo, mas ficou 0s169 atrás do veterano. Pérez foi 0s002 mais lento que Verstappen na segunda atividade.

[relacionadas]

Charles Leclerc sequer conseguiu se aproximar, apesar de ter sido o quarto colocado: 0s460 atrás. Nico Hülkenberg ficou colado, com Lance Stroll pouco menos de 0s6 mais lento. O canadense, no final do treino, admitiu no rádio que as mãos não deixavam fazer certo movimento que a equipe queria: o motivo, claro, a lesão no punho que o tirou da pré-temporada.

Pierre GaslyLewis HamiltonLando Norris e Guanyu Zhou fecharam o top-10. A Mercedes, que não tinha usado os macios pela manhã, não melhorou muito nas posições agora que usou. George Russell foi somente 13º.

Fernando Alonso comandou a primeira sexta-feira de treinos livres da F1 2023 no Bahrein (Foto: AFP)

Confira declarações dos pilotos na sexta-feira no Bahrein

Fernando Alonso, primeiro: Alonso rasga elogios e diz que é “questão de tempo” até Aston Martin desafiar ‘F1 A’

Max Verstappen, segundo: Verstappen vê “dia difícil”, mas diz que Red Bull “só precisa colocar peças no lugar”

Sergio Pérez, terceiro: Pérez ignora ponta no TL1, mas vê Red Bull com “boa ideia” de acerto no Bahrein

Charles Leclerc, quarto: Leclerc contém expectativa e diz que Ferrari “não tem ritmo para pole” no Bahrein

Nico Hülkenberg, quinto: “O ritmo de volta lançada é bom, e se estivermos aqui no domingo, é aqui que está o ouro, é aqui que importa. Ainda temos muito trabalho a fazer e alguns deveres de casa – encontrar ritmo e trabalhar na degradação. Vai ser difícil, mas é o mesmo para todos, precisamos encontrar o melhor acerto para volta lançada e para a corrida. No geral, foi uma boa sexta-feira com coisas para levar, construir e progredir".

Pierre Gasly andou forte no TL2 no Bahrein (Foto: AFP)

Lance Stroll, sexto: Stroll garante que “está bem” e descarta ausência no Bahrein: “Posso pilotar”

Pierre Gasly, sétimo: "É ótimo estar de volta à ação. Nos testes obviamente há um pouco mais de tempo para aprender sobre o carro e fazer alterações, mas hoje foi um lembrete de como tudo é rápido e como você deve ser conciso e preciso durante as sessões. Estou satisfeito com a forma que trabalhamos hoje. Fizemos um programa intenso e construímos uma janela de acerto do carro nas condições que esperamos ver no resto do fim de semana. Eu diria que o TL2 foi muito mais confortável. O carro estava bom e temos mais novidades neste fim de semana. Estou animado para a classificação de amanhã".

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton vê Mercedes “no caminho errado” e lamenta: “Mais distantes agora que em 2022”

Lando Norris, nono: “Acho que foi uma sexta-feira razoável. Colocamos o carro em uma posição razoável e fiquei um pouco mais confortável com ele, tanto com pouco combustível quanto com muito combustível. Temos um bom tempo de volta para sermos competitivos e lutar com os caras contra os quais queremos lutar, mas vamos continuar trabalhando duro durante a noite e olhar para amanhã".

Guanyu Zhou, décimo: "Hoje foi tranquilo no geral. Conseguimos concluir todas as tarefas que estabelecemos para nós mesmos antes das duas sessões e o carro estava bom, confortável desde o início. Como previsto, todos estão muito próximos no pelotão intermediário. Devemos fazer algum dever de casa durante a noite, olhando os dados coletados hoje, e tentar fazer alguns ganhos, pois cada pequena fração de segundo será importante. Sinto que estamos em uma posição decente em termos de ritmo, então é realmente uma questão de trabalhar alguns pequenos detalhes para estarmos prontos para a corrida".

Guanyu Zhou ficou no meio do pelotão da F1 no TL2 (Foto: Alfa Romeo)

Esteban Ocon, 11º: "Depois de um intenso teste de pré-temporada, estou satisfeito com a forma como foi o primeiro treino de sexta-feira da temporada e é ótimo estar de volta à pista no ambiente de um fim de semana de corrida. Vimos hoje que o carro ganhou desempenho desde o teste e temos uma visão mais clara de onde há melhorias a serem feitas. As coisas estão indo na direção certa, e vamos discutir esta noite como podemos nos preparar para ter uma boa classificação. Há mais por vir, estou me sentindo pronto".

Valtteri Bottas, 12º: "Tivemos um dia sólido e já me sinto confiante com o carro, especialmente com a configuração que tivemos no TL2. O carro se comportou como esperado, então não há surpresas, e agora podemos nos concentrar em ajustá-lo antes da classificação de amanhã. Também parecemos consistentes em nossas simulações de corrida, o que foi um bom treino. Como esperado, o pelotão intermediário está extremamente próximo e um pequeno ganho ou perda pode significar uma grande diferença de posição. Encontrar uma vaga entre o top-10 não será fácil, mas é uma meta realista para nós – com os dois carros. Fazer previsões vai ser muito difícil, mas deve ser um dia emocionante amanhã".

George Russell, 13º: Russell vê Mercedes abaixo do potencial no Bahrein: “Precisamos ser mais rápidos”

Carlos Sainz, 14º: Sainz liga sinal de alerta e diz que Ferrari “não respondia como nos testes”

Oscar Piastri, 15º: "Minha primeira sexta-feira oficial concluída. Sinto que estou progredindo, o que é bom. Existem algumas melhorias a serem encontradas, mas sinto que estou chegando lá. Ainda estou cometendo alguns erros aqui e ali, então não estou 100% feliz com minha pilotagem, mas sinto que estamos em um lugar razoável. Veremos onde estamos amanhã, mas até agora tem sido bom. Gostei da minha primeira sexta-feira oficial como piloto de F1".

Oscar Piastri sofreu no primeiro dia oficial na F1 (Foto: AFP)

Kevin Magnussen, 16º: “O TL1 foi muito bom para nós, testamos bastante hoje e vamos acertar tudo amanhã. Algumas das coisas em que a equipe trabalhou entre o testes de pré-temporada e agora, nós as testamos e obtivemos algumas respostas. Há muito mais a fazer – foram apenas duas sessões de treinos – mas acho que estamos em uma posição decente. Não quero azarar nada, mas, como sempre, será tudo muito próximo e pode ser qualquer coisa".

Alexander Albon, 17º: "TL2 foi muito melhor que O TL1. Ainda temos um pouco de trabalho a fazer, mas estamos perto. Se você olhar para a AlphaTauri e Haas, em ritmo de corrida estamos perto deles, então é contra eles que estamos lutando. Vamos ver amanhã se conseguimos juntar esses pequenos pedaços para pegá-los. Devido à forma como a temperatura está por aqui, o ritmo de corrida é um pouco mais importante do que o ritmo de classificação. A facilidade de ultrapassagem é bastante alta, então se você for o carro mais rápido tende a passar. Você está preparando o carro para a classificação, mas com um olho e meio na corrida! A confiabilidade no paddock é menor que nas corridas finais do ano e algumas equipes chegam ao topo de seus pacotes mais cedo do que outras. Realisticamente, talvez não tenhamos o carro mais rápido do grid, mas podemos fazer um trabalho melhor que os outros".

Yuki Tsunoda, 18º: “Hoje não foi o dia mais fácil. O desempenho em si não parece bom em comparação com nossos adversários até agora. Obviamente, não sabemos quais configurações eles executavam, mas, do nosso lado, existem limitações que identificamos. Ainda há mais uma sessão de treinos amanhã e estou otimista. Definitivamente, demos um passo à frente em relação ao ano passado, então estou confiante de que podemos continuar na direção certa. Parece que nosso ritmo de corrida é melhor que o de volta lançada, o que talvez seja bom para o Bahrein, mas falta desempenho. Vamos mudar nosso foco agora para a classificação, para melhorar o máximo possível para amanhã".

Nyck de Vries, 19º: "Foi a primeira vez que participei de uma sessão de TL2 como piloto de Fórmula 1 em tempo integral. No geral, estou satisfeito com o trabalho e progresso que fizemos. As condições do TL1 para o TL2 foram bem diferentes, mas trabalhamos bem juntos como equipe. Ficamos um pouco atrás, mas estou confiante de que, se nos mantivermos unidos e continuarmos melhorando nas áreas em que acreditamos que precisamos encontrar desempenho, podemos dar um passo à frente. É difícil fazer grandes mudanças em um fim de semana, porém, estamos cientes de nossas fraquezas em relação aos nossos adversários. Esta pista pode não se adequar às características do nosso carro, mas ainda é cedo. Depois de alguns fins de semana, poderemos ter uma imagem mais clara".

Logan Sargeant, 20º: "Foi bom. Como esperado, quando a temperatura caiu, o carro realmente ficou melhor. Fiquei bastante surpreso com a aderência que conseguimos esta noite, algo que preciso maximizar um pouco melhor. O TL3 de amanhã é durante o dia, quando as temperaturas estão altas, então hoje foi nossa melhor leitura para a classificação de amanhã. Vamos nos aprofundar na análise esta noite e ver o que podemos fazer na classificação. Em geral, foi um bom primeiro dia completo no 'escritório'".

O GP do Bahrein de Fórmula 1 continua no sábado: o terceiro treino livre abre o dia às 8h30 [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação está marcada para as 12h. No domingo, a corrida também está marcada para as 12h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!