Confira declarações dos pilotos após GP da Hungria de F1 2023

Max Verstappen venceu o GP da Hungria deste domingo (23) depois de mais uma corrida dominante na temporada 2023 da Fórmula 1. Lando Norris chegou em segundo, diante de Sergio Pérez

Max Verstappen conseguiu mais uma vitória dominante na temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull completou o GP da Hungria deste domingo (23) com 33s731 de margem para Lando Norris, o segundo colocado. Sergio Pérez fechou o pódio em Hungaroring.

Lewis Hamilton, que saiu na pole, ficou só em quarto, diante de Oscar Piastri, George Russell, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr. e Fernando Alonso. Lance Stroll completa o top-10.

Max Verstappen venceu o GP da Hungria (Foto: Red Bull Content Pool)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alex Albon ficou em 11º, seguido por Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou e Kevin Magnussen. Logan Sargeant abandonou, assim como Esteban Ocon e Pierre Gasly, atingidos por Zhou ainda na primeira curva.

Confira as declarações dos pilotos após o GP da Hungria:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen elogia “foguete inacreditável” da Red Bull na Hungria: “Muito agradável guiar”

Lando Norris, segundo: Norris lamenta erro na curva 1 na Hungria, mas celebra “mais um pódio” da McLaren

Sergio Pérez, terceiro: Pérez celebra pódio, mas reclama de tráfego em briga com Norris: “Atrapalharam”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton lamenta 4º lugar na Hungria: “Carro estava ruim e não sabemos o motivo”

Oscar Piastri, quinto: Piastri avalia "bom primeiro stint" na Hungria, mas admite: "Poderia ter feito melhor"

George Russell, sexto: Russell celebra 6º lugar “além das expectativas” e à frente da Ferrari na Hungria

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc elenca problemas e vê Ferrari “pior do que parecia” na Hungria

Carlos Sainz Jr., oitavo: Sainz vê McLaren à frente da Ferrari e dá receita: “Focar em nós mesmos e melhorar”

Fernando Alonso, nono: Alonso lamenta falta de ritmo para brigar por posições na Hungria: “Corrida solitária”

Lance Stroll, décimo: “Acho que a décima colocação é o melhor que poderíamos conquistar hoje. Fiz uma boa primeira volta e fiquei feliz em passar Bottas por fora, mas, depois disso, o ritmo simplesmente não estava lá”.

Alex Albon, 11º: “A 11ª colocação é um resultado bem surpreendente. Foi uma corrida bem defensiva, algo que nós gostamos de fazer. Conquistamos posição na pista e fomos ok. Viemos para este circuito sabendo que ele se adaptaria a nós e classificamos onde o ritmo do carro permitia. Ar limpo era muito importante aqui. Apesar de termos parado cedo, uma vez que tive pista livre fiz várias voltas para fazer o pneu funcionar, então quando fiz o undercut em outros carros, sobrava um pouco de aderência e pude lidar com quem estava atrás. Vindo para cá, sublinhamos algumas áreas em que sofremos mais com o nosso carro, então quando o carro não parece ótimo, mesmo assim dá para guiar. Terminar em 11º e quase chegar ao Q2 ontem são bons sinais, então se pudermos resolver esses problemas, estaremos em uma boa posição em vários circuitos”.

Valtteri Bottas, 12º: “Tínhamos uma grande chance de converter uma classificação forte em pontos hoje, mas, infelizmente, nossa corrida foi comprometida na primeira volta, logo depois da largada. Zhou, que estava na minha frente, teve algum problema com a estratégia de freios, então tive de desviar dele, perdendo um pouco do momento. Além disso, todos os carros que largaram com pneus macios passaram muito rapidamente. No geral, nosso ritmo não foi tão bom quando ontem, o que não nos permitiu escalar o pelotão. Mas tem algo positivo que vamos levar para a Bélgica, que é termos destravado mais alguma coisa do nosso pacote no sábado, então o potencial, com certeza, estava lá e vamos tentar construir em cima disso. Claro, Spa será uma pista completamente diferente, mas vamos trabalhar duro esta semana para encontrar a configuração certa para progredirmos ainda mais e reagirmos de imediato”.

Esteban Ocon (Foto: AFP)

Daniel Ricciardo, 13º: Ricciardo lamenta batida na largada na Hungria: “Preciso de tudo certo para pontuar”

Nico Hülkenberg, 14º: “Não foi bom o bastante na corrida, o que não foi uma novidade. Nós meio que sabíamos e esperávamos isso. Para ser justo, porém, acho que parecemos melhor hoje do que nas últimas corridas de domingo, então não estou muito decepcionado — considerando que essa é uma das mais duras da temporada em termos de curvas sem parar e não ter descanso para os pneus ou pilotos. Não ficamos muito longe dos pilotos que ficaram na zona de pontuação, então talvez tenhamos sido melhores do que esperávamos hoje”.

Yuki Tsunoda, 15º: “Escolhemos começar a corrida com o pneu macio hoje para ganhar o máximo de posições possível o mais cedo possível. A largada foi boa e eu consegui recuperar algumas posições, então estou feliz com a minha performance. Tive ritmo e estava controlando bem os meus pneus, especialmente com o composto macio, mas, infelizmente, não funcionou, então a equipe vai olhar para isso. É uma pena, porque o ritmo estava lá. No geral, estou frustrado comigo mesmo, pois não encaixei tudo e extrai o máximo da minha performance todos os dias. Foi uma semana de aprendizado e o que estou aprendendo hoje, vou usar no futuro para maximizar a performance”.

Guanyu Zhou, 16º: “A alegria do resultado de ontem virou de cabeça para baixo e não há como negar que hoje foi decepcionante. Nós ainda precisamos reunir todas as informações sobre o que realmente aconteceu na largada: estava acelerando ao máximo e, de repente, algo falhou e tive de fazer todo o procedimento outra vez para poder largar. Vamos investigar isso imediatamente, para evitar que se repita no futuro. Dito isso, nossa corrida basicamente acabou a partir daquele momento: ficamos atrás do grid, sem muitas chances de reagir. O resultado positivo para tirar deste fim de semana é que foi bom executar uma performance de classificação tão sólida ontem, com os dois carros no Q3, uma confirmação de que as atualizações que levamos para Silverstone estão nos colocando na direção certa, e temos mais potencial para destravar. Tomara que, no futuro, sejamos mais competitivos ao longo de todo o fim de semana. Vamos levar esse momento para Spa, mirando reagir e construir em cima da boa fase de sábado”.

Sergio Pérez (Foto: Red Bull Content Pool)

Kevin Magnussen, 17º: “Não estou muito feliz com os resultados, foi um dia decepcionante para nós. Não tinha ritmo com o pneu duro. Fizemos dois stints com duros — provavelmente não deveriam ser três paradas. Sempre tentamos aprender algo a cada corrida — vamos tentar fazer algo diferente para a Bélgica. Neste momento, é importante ser paciente e esperar algumas atualizações. Temos de manter a cabeça fria e seguir para a próxima corrida”.

Logan Sargeant, 18º: “Honestamente, fiquei bem feliz com a corrida. Acho que demos um pouco de azar com a estratégia. Tivemos um pit-stop lento, o que nos custou bastante, mas, no geral, o ritmo foi bem bom considerando que é uma pista que deveria ter sido ruim para nós. Ver Alex batendo na porta dos pontos deve nos dar um bom apetite para Spa, onde devemos ser realmente fortes”.

Esteban Ocon, não completou: “Não há muito a dizer sobre hoje. É muito frustrante encerrar o fim de semana envolvido em um incidente de corrida com outros carros na curva 1 da primeira volta. Não tinha muito que pudéssemos fazer e o resultado foi que os dois carros tiveram de abandonar com danos significativos. Felizmente, estou ok. Agora, nosso foco é reagrupar e voltarmos mais fortes, já que temos outra corrida no próximo fim de semana, na Bélgica. Devemos seguir em frente rapidamente com a meta de irmos para as férias de verão com um bom resultado”.

Pierre Gasly, abandonou: "É extremamente frustrante para toda a equipe ter um abandono duplo, especialmente em circunstâncias como essas, tão cedo na corrida. Fui uma vítima infeliz de uma batida entre vários carros e só não tinha para onde ir e nem chance de evitar o acidente. É decepcionante depois fazer uma boa largada e ter recuperado algumas posições. Como equipe, temos de deixar isso para trás rapidamente, já que remos uma oportunidade em Spa na próxima semana para garantir que vamos para as férias de verão com pontos”.

Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.