Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Cidade do México da F1 2025
Max Verstappen reclamou bastante do carro da Red Bull, mas liderou a sexta-feira (24) de atividades da Fórmula 1 no GP da Cidade do México. Charles Leclerc e Andrea Kimi Antonelli completaram o top-3
Max Verstappen começou o fim de semana do GP da Cidade do México com o pé direito ao terminar a sexta-feira (24) de treinos como o mais rápido. O piloto da Red Bull anotou 1min17s392 como melhor tempo e superou Charles Leclerc, segundo colocado com a Ferrari, por 0s153, enquanto Andrea Kimi Antonelli colocou a Mercedes no top-3.
Lando Norris, que apresentou um ótimo ritmo de corrida com a McLaren, concluiu na quarta colocação, com Lewis Hamilton logo atrás, em quinto. George Russell, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Lance Stroll foram os responsáveis por completar a lista dos dez primeiros colocados.
Gabriel Bortoleto viveu um dia de altos e baixos com a Sauber e encerrou na 15ª posição. Nico Hülkenberg, Oliver Bearman, Franco Colapinto, Alexander Albon e Pierre Gasly foram os nomes superados pelo brasileiro.
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O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Cidade do México AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO no Autódromo Hermanos Rodríguez para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Daniel Balsa.
Confira declarações dos pilotos:
Max Verstappen, primeiro: Verstappen reclama de falta de aderência e vê Red Bull “sofrendo bastante” no México
Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê McLaren em “outro nível” e diz que disputa pela vitória “não é realista” no México
Andrea Kimi Antonelli, terceiro: Antonelli relata problema, mas diz que se entendeu “de cara” com Mercedes no México
Lando Norris, quarto: Norris reclama de equilíbrio em volta única e vê McLaren “com dificuldades” no México
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton se diz “surpreso com quão perto Ferrari está dos líderes” na Cidade do México

George Russell, sexto: Russell vê “ritmo decente” da Mercedes e alerta para tráfego na classificação no México
Yuki Tsunoda, sétimo: Tsunoda elogia equilíbrio geral, mas diz que Red Bull “ainda pode melhorar” no México
Fernando Alonso, oitavo: Alonso exalta evolução no TL2 do México e mira “ficar perto do Q3” na classificação
Carlos Sainz, nono: Sainz diz que demorou para achar acerto no México e lamenta: “Queria sensação de 2024”
Lance Stroll, décimo: Stroll aprova 1º dia no México e diz que entrou “rápido em bom ritmo” com Aston Martin
Liam Lawson, 11º: "A pista está realmente complicada para pilotar, já que fica em uma alta altitude, é escorregadia e tem baixa aderência. Dito isso, o carro está em um lugar decente. Cerca de metade do grid perdeu a primeira sessão de treinos enquanto jovens pilotos estavam na pista, então muitos de nós estão em uma posição similar. O terceiro treino será importante e a superfície da pista em si deve melhorar antes da classificação. Então o objetivo é que tenhamos o melhor pacote no nosso carro até lá."

Oscar Piastri, 12º: Piastri minimiza 12º lugar no TL2 do México e prevê briga “apertada” com Verstappen
Esteban Ocon, 13º: "Tem sido um dia interessante, aprendemos muito sobre o carro e tentamos muitas coisas, o que foi bem positivo. Então, no geral, estou satisfeito. Agora, só precisamos fazer as escolhas certas para o resto do final de semana em termos de estratégia e ir para a classificação com confiança. A atualização definitivamente está indo na direção correta e a equipe fez um trabalho muito bom melhorando o balanço do carro."
Isack Hadjar, 14º: "Foi uma sexta-feira complicada para nós hoje. Olhando para os nossos treinos livres, acredito que fizemos as escolhas certas em relação aos pneus, guardando os macios novos para amanhã. Espero que isso tenha um papel importante. É uma pista de baixa pressão aerodinâmica, o meio do grid é apertado e parece que estamos a alguns décimos dos pilotos à nossa frente em termos de voltas rápidas. Vamos nos reunir para analisar tudo com a equipe esta noite e fazer algum trabalho até amanhã."
Gabriel Bortoleto, 15º: Bortoleto se assusta com aderência e minimiza TL2 no México: “Não reflete potencial”
Nico Hülkenberg, 16º: Hülkenberg avalia “dia regular” no México, mas vê Sauber na briga por top-10 do grid

Oliver Bearman, 17º: "É difícil perder a primeira sessão de treinos e o ritmo construído. Mas, num geral, o segundo treino livre foi decente. Especialmente na simulação de corrida, senti que fiz algum progresso, ainda que precise melhorar nas voltas rápidas. Estou feliz com o dia, acho que demos alguns bons passos com o carro desde a última vez que o pilotei aqui, em 2023. Isso é positivo. Espero que tenhamos um bom final de semana. A atualização está fazendo o esperado. Estou feliz que tenhamos mais algumas sessões para analisá-la, podemos fazer algumas mudanças ao longo da noite para otimizar para o terceiro treino livre amanhã."
Franco Colapinto, 18º: Colapinto lamenta “problemas de sempre” no México: “Temos muito trabalho pela frente”
Alexander Albon, 19º: "Uma sexta-feira complicada, na qual encontramos algumas dificuldades com as configurações. A pista está superescorregadia, então demorou um pouco para ganhar velocidade e dar algumas voltas apropriadas. Temos algum trabalho a ser feito ao longo da noite e vamos analisar tudo como um time. Se conseguirmos arrumar algumas coisas para amanhã, acredito que estaremos em uma posição melhor na classificação."
Pierre Gasly, 20º: "Hoje, fiquei fora no primeiro treino livre, com Paul [Aron] no meu carro para a sessão. Ele fez um bom trabalho, com um trabalho útil no set-up para nos dar dados com os quais trabalhar. Do meu lado, assim que voltei ao carro para a segunda sessão, foi muito difícil. Provavelmente uma das sessões mais difíceis da temporada. Por algum motivo, tive dificuldades com o carro. A dificuldade estava em toda parte, o carro parecia diferente do normal e os níveis de aderência simplesmente eram muito baixos. Então, não foi um começo ideal para o final de semana. Tenho certeza de que vamos nos unir e fazer melhor amanhã, quando estiver valendo."

Confira declarações dos novatos:
Arvid Lindblad, sexto no TL1: "Acho que hoje foi muito bom. Não foi fácil e no começo a pista estava meio empoeirada e os pneus duros estavam frios. Tentei minimizar os erros e estou feliz em ter deixado o carro inteiro. Do meu lado, foi bom. Estava tentando dar uma boa resposta à equipe. Estávamos tentando algumas coisas com as configurações e o meu plano para a sessão não era muito diferente do Yuki. Fomos com os pneus macios ao mesmo tempo e eu fiz uma volta a mais com eles enquanto havia uma confusão com bandeiras amarelas. Hoje, estava um pouco mais nervoso, especialmente por conta do peso atual da situação. Com Max lutando pelo campeonato, era importante que eu não cometesse qualquer erro que fosse. De qualquer forma, assim que abaixei a viseira e comecei a ir, tudo ficou bem. O carro estava rápido, mas sempre sinto como se pudesse ter feito mais. No geral, estou feliz com a sessão. Sabia que era importante ajudar a equipe a conseguir dados, então garanti que estivesse dando respostas certas a eles, para apontar para a direção certa. Senti que fiz um bom trabalho com isso. Foi um prazer pilotar o carro do Max e espero que ele tenha um bom final de semana."
Pato O'Ward, 13º no TL1: "Estar de volta à pista no México é muito especial para mim. Ao longo da semana inteira, os fãs foram apaixonados e barulhentos, fazendo com que eu me sentisse em casa novamente. Quero agradecer à equipe por me colocar no assento. Cumprimos com sucesso o programa que planejamos para o dia e aproveitei bastante a oportunidade para apoiar Lando e Oscar na busca pelo campeonato com meu tempo no carro hoje. Estou animado para ver a equipe terminar o final de semana forte."
Frederik Vesti, 14º no TL1: "Foi bom voltar à pista no W16 hoje. Passei milhares de horas trabalhando com a equipe em Brackley no simulador para ajudar a desenvolver o carro com George, Kimi e Valtteri. Foi brilhante ter minha segunda experiência ao volante, depois de ter pilotado na primeira sessão de treino livre no Bahrein. Essas sessões são muito importantes para ajudar a trazer conhecimento adicional ao nosso trabalho nas fábricas, para que consigamos continuamente melhorar nossa relação. A hora na pista foi sólida. Minhas voltas foram consistentes e, como equipe, fomos capazes de completar o programa completo. Sempre queremos dar mais voltas e fazer o melhor tempo possível, mas saí do carro realmente feliz e satisfeito com o trabalho que fiz. Agora, tentarei ajudar a equipe no restante da temporada, usando o que ganhei hoje, enquanto brigamos pela segunda posição no Mundial de Construtores."
Paul Aron, 15º no TL1: "Antes de qualquer coisa, agradeço enormemente à equipe por ter me dado a oportunidade de pilotar na primeira sessão de treinos. A Cidade do México tem uma pista complicada, especialmente com a alta altitude, então foi bacana ter a experiência com o carro nessas condições.A aderência era baixa, então tive de ir construindo minha confiança a cada volta. O tráfego foi um pouco difícil, o que impactou nas minhas voltas. Mas isso já era esperado em uma pista tão curta e com tantos pilotos novatos na mesma sessão. Dito isso, o objetivo da sessão era ajudar a equipe, correr com certas configurações e entregar uma resposta positiva. Ao final, foi uma sessão de sucesso, muito útil para o meu desenvolvimento. Agora, vou tentar ajudar a equipe de qualquer forma possível no que resta do final de semana."

Ryo Hirakawa, 16º no TL1: "Como sempre, gostaria de agradecer tanto à Haas quanto à Toyota por essa oportunidade. Diria que foi uma sessão agitada, já que é um circuito um tanto quanto pequeno para 20 carros, então foi difícil lidar com o trânsito. Foi minha primeira vez pilotando no Autódromo Hermanos Rodríguez, então para mim teve um pouco de tudo hoje, explorando a pista cheia de carros, lidando com o trânsito e com os pneus, foi bem movimentado. Completamos o plano de corrida sem problemas. Então, estou feliz com isso. Sei em que direção a equipe quer ir e estou muito alinhado com isso. Então tudo está indo bem. Mal posso esperar para Abu Dhabi, onde vou pilotar de novo."
Ayumu Iwasa, 17º no TL1: "Hoje, tivemos um programa forte e configurações fortes também. Consegui percorrer boas milhas ao longo da sessão, tornando-a boa para mim e para a equipe. Foi um pouco difícil com o tráfego, como normalmente acontece nessa corrida. Hoje foi minha primeira vez pilotando aqui e no carro deste ano, então foi uma experiência nova, mas a equipe me deu bastante orientação. Em relação ao que tenho feito no simulador e à equipe, tudo foi útil para a sessão de hoje. Foi bom sentir a diferença entre o carro e o simulador, e a experiência de hoje será útil para meu trabalho futuro no simulador. Espero que tenha outra oportunidade de entrar no carro de novo e me sair ainda melhor."
Luke Browning, 18º no TL1: "Um dia muito proveitoso de volta ao FW47. É uma pista nova para mim, então fui aprendendo o circuito a cada volta, fazendo o máximo com o tempo que eu tinha. O ritmo parecia forte com pneus duros, com os quais fomos os mais rápidos dentre os novatos. Os pneus médios não foram tão bem e, infelizmente, não fui à pista com os pneus macios. Mas as simulações de corrida pareceram boas, o que deve ser um bom sinal para a corrida de domingo."
Jak Crawford, 19º no TL1: "Realmente aproveitei minha primeira sessão oficial na Fórmula 1. Estou satisfeito com o que conquistamos na hora que pilotei. Completamos todo o programa previsto para o primeiro treino livre. Uma das nossas prioridades era tentar alguns itens diferentes e conseguir uma boa correlação com o simulador do Centro de Tecnologia da Aston Martin. Estou feliz com a quantidade de voltas que completei e com o quão rápido eu me senti acelerando o AMR25. Foi bom voltar ao cockpit enquanto estou no recesso de dois meses na temporada da Fórmula 2."
Antonio Fuoco, 20º no TL1: "Foi um dia muito especial para mim. Como um italiano, estar ao volante de uma Ferrari, 16 anos depois que Giancarlo Fisichella pilotou pela última vez, é algo que me orgulha muito. Do fundo do meu coração, quero agradecer à equipe inteira por ter me dado essa oportunidade. Aproveite cada volta, cada momento. Fora as emoções, foi um dia importante para mim e acredito que para o time também. Eu não estava na pista atrás de tempo de volta, estava lá para conseguir o máximo possível de dados e para ter um bom ponto de referência a partir do qual trabalhar no simulador. Muito obrigado a todos os homens e mulheres da equipe pelo apoio e entusiasmo. Tenho certeza de que nunca esquecerei esse dia aqui no México."