Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Catar de Fórmula 1 2023

Max Verstappen comprovou a superioridade da Red Bull na Fórmula 1 mais uma vez ao conquistar sua décima pole-position com sobras para o GP do Catar

Max Verstappen não precisou de muito esforço para conquistar sua décima pole-position na F1 2023. Na primeira tentativa do Q3, o holandês anotou 1min23s778 e já foi o bastante para estar na posição de honra da prova no domingo (6).

Com os dois pilotos da McLaren punidos por causa dos limites de pista, George Russell fechou a primeira fila com o bicampeão mundial. Lewis Hamilton terminou com o terceiro lugar. Fernando Alonso e Charles Leclerc aparecem na quarta e quinta posições, respectivamente.

[relacionadas]

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DO CATAR, LOSAIL, CLASSIFICAÇÃO, SEXTA-FEIRA, RED BULL, MAX VERSTAPPEN, AFP
Max Verstappen celebra pole com a Red Bull no GP do Catar (Foto: Ben Stansall/AFP)

Oscar Piastri caiu para a sexta posição, logo à frente de Pierre Gasly. Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Lando Norris completam as dez primeiras colocações do grid.

Fórmula 1 volta neste sábado (7), com a classificação para a sprint marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL e ainda exibe a corrida curta em segunda tela, às 14h15, em parceria com a Voz do Esporte.

Confira tudo que os pilotos disseram após a classificação do GP do Catar:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen vê “dia complicado” com novo asfalto do Catar, mas celebra “ótima” pole

George Russell, segundo: Russell admite surpresa com 2º lugar no grid do GP do Catar: “Melhor do que esperávamos”

Lewis Hamilton, terceiro: Mesmo beneficiado no grid, Hamilton vê limites de pista “desnecessários” no Catar

Fernando Alonso, quarto: Alonso vibra com Aston Martin no Catar, mas alerta sobre McLaren: “Vão nos ultrapassar”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc culpa defeito na marcha por 5º lugar no grid do Catar: “Perdemos bastante”

Oscar Piastri, sexto: Piastri reclama de pouca aderência no Catar, mas admite que “forçou demais” em volta final

F1 2023, GP DO CATAR, LOSAIL, CLASSIFICAÇÃO, SEXTA-FEIRA, McLAREN, LANDO NORRIS, AFP
Lando Norris foi de segundo para décimo sem a volta (Foto: AFP)

Pierre Gasly sétimo: Gasly celebra volta ao Q3 e mira buscar Alonso e Leclerc no GP do Catar

Esteban Ocon, oitavo: Ocon elogia Alpine e celebra 8º lugar no grid do GP do Catar: “Grande passo à frente”

Valtteri Bottas, nono: "Estou feliz por ter voltado ao Q3 depois de um tempo e me senti muito confiante no carro hoje. Este resultado é uma boa recompensa para toda a equipe, pelo trabalho realizado nas últimas semanas. Foi uma surpresa positiva estar entre os dez primeiros, mas mostra como começamos a correr desde a única sessão de treinos livres – como pretendíamos – e tomamos todas as decisões certas. É claro que amanhã será um dia novo com a sprint, mas definitivamente começamos as coisas da maneira certa e, o mais importante, estaremos alinhados no grid entre os 10 primeiros no domingo na luta por pontos."

Lando Norris, 10º: Norris admite erro em volta deletada no Catar e lamenta: “Não foi um bom dia para mim”

Yuki Tsunoda, 11º: "Estou satisfeito com meu desempenho. Em uma curva de alta velocidade, é fácil ultrapassar os limites da pista, mas até agora não o fiz, então estou feliz. Teria sido bom estar no Q3, então não é exatamente a classificação que queríamos, mas ainda estou perto dos pontos, então está tudo bem. Há pontos em que posso melhorar, mas as atualizações do carro estão funcionando, então estamos otimistas. As condições estavam complicadas hoje porque o vento no TL1 estava extremo, mas acalmou para a classificação e a temperatura caiu, por isso foi um pouco mais fácil de pilotar. O carro vira diferente em algumas curvas de uma volta para outra por causa do vento."

Carlos Sainz, 12º: Sainz vê Ferrari “perdida” no Catar: “Não estou surpreso de ter ficado fora do Q3”

Sergio Pérez, 13º: Pérez lamenta e diz que “lutou muito” na classificação do Catar: “Não tive equilíbrio”

Alexander Albon, 14º: "Fizemos apenas uma sessão de treinos em que realmente lutamos com o vento e o equilíbrio, apenas achando difícil encontrar aquele ponto ideal, então é um pouco frustrante. Há algumas pequenas mudanças que podemos fazer durante à noite, mas nada que vá nos ajudar com o vento, o que obviamente é ruim para todos, mas afeta mais alguns carros do que outros e nós somos um deles, infelizmente. Cada curva parece diferente, por isso é uma direção instintiva que é divertida, mas difícil."

Hamilton sai em terceiro no GP do Catar deste domingo (Foto: Mercedes)

Nico Hülkenberg, 15º: "De certa forma, foi agitado, mas no final das contas não foi bom ou rápido o suficiente, faltou-nos um pouco de ritmo e equilíbrio. Obviamente, durante a sprint não há muito treino, por isso não pudemos brincar com o carro ou com a configuração tanto quanto eu ou a equipe gostaríamos. Amanhã será uma surpresa, uma mistura do que vamos conseguir, então só precisamos estar atentos e reagir rapidamente."

Logan Sargeant, 16º: "Foi um bom dia. É um passo na direção certa e é o que eu precisava fazer neste fim de semana. A melhor parte é que temos outra chance de fazer isso amanhã. A decepção é que sei que tinha alguma margem na alta velocidade que encontrei, mas infelizmente não consegui melhorar. Chegando ao fim de semana sem conhecer o circuito, recuperei-me muito rapidamente, o que é importante. Como equipe, estou orgulhoso por progredimos, as mudanças que fizemos para a classificação, e tivemos o carro em uma boa janela. Tirei quase tudo disso. Havia um pouco mais na mesa, mas tenho certeza de que todos podem dizer o mesmo."

Lance Stroll, 17º: "Hoje foi uma sessão de classificação decepcionante. Minha primeira volta foi excluída devido aos limites da pista e tive de abortar a segunda devido ao trânsito, então tive um grande trabalho a fazer na minha última volta. O carro parecia bom, mas simplesmente não tivemos ritmo. Temos outra oportunidade de voltar amanhã e aprender o que pudermos antes da sprint."

Liam Lawson, 18º: “Hoje foi complicado. Desde que chegamos à pista no TL1, tenho lutado com o carro e sei que todo mundo estava também. Acho que reduzimos os problemas que enfrentamos no treino, mas não o suficiente, e ainda temos coisas para analisar. A pista estava bastante empoeirada no TL1, mas ficou muito limpa para a classificação e estava muito melhor. As últimas voltas foram boas, mas tive dificuldades com o comportamento do carro. Há algumas curvas que precisamos analisar para encontrar mais tempo porque não tive confiança para realmente forçar e colocar no limite, mas com o formato diferente deste fim de semana, há definitivamente oportunidades."

Ocon elogiou melhoria no carro da Alpine no Catar (Foto: Alpine)

Kevin Magnussen, 19º: "De minha parte, é uma pista nova e achei um pouco mais difícil de aprender do que esperava. Na verdade, é um circuito bastante complicado de pilotar e, por não ter estado nele antes, demorei um pouco para superá-lo. Então, há muito mais tempo de volta para descobrir de mim. Ainda temos um longo fim de semana pela frente, mas é claro que estamos desapontados com a 19º posição, mas vamos tentar fazer melhor na próxima sessão."

Guanyu Zhou, 20º: “Deveríamos ter nos classificado muito mais acima, como vimos com Valtteri, mas não tivemos a chance de marcar nossa última volta no Q1. É frustrante, Logan [Sargeant] decidiu me ultrapassar na reta de largada/chegada e isso destruiu nossas duas voltas. A pista melhorava a cada volta e não conseguíamos marcar uma volta quando realmente importava. Foi um movimento completamente desnecessário, mas não importa agora – o estrago está feito e precisamos seguir em frente e pensar no resto do fim de semana. Amanhã teremos a oportunidade de explorar o nosso ritmo na classificação curta e na sprint: precisaremos de uma primeira sessão limpa e maximizar o que podemos alcançar à noite."