Confira declarações dos pilotos após classificação da Fórmula 1 2023 no México

De maneira surpreendente, Charles Leclerc e a Ferrari desbancaram Max Verstappen para garantir pole e primeira fila no GP da Cidade do México

Após os três treinos livres para o GP da Cidade do México de Fórmula 1, era difícil imaginar o cenário que se desenhou na classificação deste sábado (28) na pista do Hermanos Rodríguez: 1-2 da Ferrari. Charles Leclerc ficou com a pole-position, seguido por Carlos Sainz logo ao lado.

Max Verstappen fica apenas na terceira colocação, enquanto um surpreendente Daniel Ricciardo é o quarto colocado. Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Oscar Piastri, George Russell, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou finalizam o top-10.

Relacionadas

A grande surpresa da classificação foi a eliminação de Lando Norris no Q1, na 19ª posição, sem nem ao menos uma volta competitiva.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada da corrida está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

F1 2023, GP DO MÉXICO, SÁBADO, FERRARI, CHARLES LECLERC
Charles Leclerc é o pole no México! (Foto: Ferrari)

Confira as declarações dos pilotos após classificação do GP da Cidade do México:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc vibra com “boa surpresa” e admite que “não esperava” pole no México

Carlos Sainz, segundo: Sainz admite espanto com primeira fila da Ferrari no México: “Foi algo muito estranho”

Max Verstappen, terceiro: Verstappen reclama da aderência, mas se diz “confiante” para “longa corrida” no México

Daniel Ricciardo, quarto: Ricciardo cita resgate de “antigo eu” com 4º lugar no grid do México: “Sensação boa”

Sergio Pérez, quinto: Pérez cita volta “abaixo do limite” e diz que “0s2 faria grande diferença” no México

Lewis Hamilton, sexto: Hamilton afirma que “instável” Mercedes é “pesadelo para guiar” na Cidade do México

Oscar Piastri, sétimo: Piastri vê boa posição para pontos no México, mas avisa: “Vamos tentar buscar o troféu”

George Russell, oitavo: Russell vê Mercedes instável como “ioiô” e lamenta 8º no México: “Nós erramos”

Valtteri Bottas entrou no top-10 com a Alfa Romeo (Foto: Alfa Romeo)

Valtteri Bottas, nono: Bottas cita "dia divertido" no México e vê "boa chance de pontos" após duplo Q3

Guanyu Zhou, décimo: Zhou vibra por "resultado muito bom" na classificação do GP da Cidade do México

Pierre Gasly, 11º: "Não temos muitos dados sobre o desgaste dos pneus, e vimos que há várias estratégias diferentes entre as equipes. Estou satisfeito por começar não muito longe dos pontos, mas será necessário fazer um bom começo para se manter o máximo de tempo possível nos pontos. Conseguimos um resultado melhor do que esperávamos."

Nico Hülkenberg, 12º: Sempre esperamos mais. Com o fim de semana que tivemos, foi realmente uma luta e fizemos muitas mudanças na configuração, mas estou satisfeito com as alterações feitas para a classificação. Senti-me bem, positivo, e, para ser honesto, se me dissessem que eu ficaria em 12º antes da sessão, eu definitivamente teria aceitado. É difícil, não somos rápidos o suficiente por mérito, então precisaremos de circunstâncias externas para nos ajudar a obter um resultado, mas vamos continuar tentando e esperamos conseguir algo com isso."

Fernando Alonso, 13º: Alonso se resigna e explica rodadas no México: “Carro está sempre no fio da navalha”

Esteban Ocon, 14º: "Foi uma classificação muito ruim. As diferenças entre os carros foram pequenas, mas o uso de dois jogos de pneus não foi positivo devido ao que aconteceu na pista. Acabei enfrentando muito tráfego no setor dois, com seis carros na mesma parte da pista. Isso me fez sofrer na segunda volta. Deveríamos ter conseguido passar para o Q2, mas não conseguimos. Nas últimas três ou quatro classificações, estivemos do lado errado. Vamos manter o foco e esperar que as coisas mudem amanhã."

Lando Norris vai largar no fim do grid no GP da Cidade do México (Foto: McLaren)

Alexander Albon, 15º: "Não acredito que tenha excedido os limites da pista, embora possa estar errado. Com base na imagem, pareceu que meus pneus traseiros ainda estavam na linha branca, mas é o que é. É realmente frustrante, mas o que é ainda mais frustrante é a falta de ritmo na classificação. Eu estava 0s4 ou 0s5 mais lento do que estava no TL3, perdendo muita aderência, então praticamente tive de fazer gerenciamento dos pneus para mantê-los vivos no terceiro setor. Foi a mesma situação do TL1 para o TL2 e agora do TL3 para a classificação, então realmente precisamos investigar isso. Vamos olhar para amanhã e ver o que podemos fazer."

Kevin Magnussen, 16º: "Está incrivelmente equilibrado lá na pista, praticamente 1s separa todo o pelotão, e estamos na parte de trás disso. Para nós, essa pista é provavelmente mais difícil por causa do ar rarefeito e da pressão ambiente que não ajuda em termos de refrigeração, então é mais ou menos o que esperávamos. Tive cerca de cinco voltas antes da classificação aqui, então não posso dizer muito sobre a simulação de corrida, não tive uma. Foi difícil não ter participado do TL1 e ter tido um problema no TL2 também, não tive a melhor preparação."

Lance Stroll, 17º: "Foi um fim de semana difícil para extrair desempenho do carro. Tivemos dificuldades com o ritmo durante toda a classificação e não tivemos aderência para pressionar. Também fiquei preso no tráfego no setor final da minha volta mais rápida, então perdi alguns décimos ali. Temos um grande trabalho a fazer a partir da 17ª posição no grid, mas vamos nos concentrar esta noite e ver o que é possível amanhã."

Logan Sargeant, 18º: "Infelizmente, nesta tarde, nada correu bem para nós. Na última volta, todos queriam parar na saída dos boxes por cerca de 1min e perdemos muita temperatura nos pneus, além de ter havido obstruções na volta e bandeiras amarelas. Eu realmente não tive uma chance justa de marcar uma volta. Eu estava no lugar errado na hora errada. Deveríamos ter saído cedo e evitado toda aquela confusão. É frustrante, porque temos um carro rápido neste fim de semana, mas não conseguimos registrar um tempo. O ritmo de corrida não foi tão ruim ontem, então vamos tentar avançar amanhã."

Lando Norris, 19º: Norris questiona tática da McLaren, mas assume culpa no México: “Não acertei volta”

Yuki Tsunoda, 20º: "Eu sabia que sofreria uma punição, então fiz o máximo para ajudar a equipe e Daniel [Ricciardo]. Mas, de qualquer maneira, o carro estava muito rápido neste fim de semana, então, provavelmente, ele não precisava da minha ajuda. Mas é claro que uma ajuda extra nos dá mais confiança. Vou tentar fazer o meu melhor amanhã para conquistar pontos. Qualquer coisa pode acontecer aqui, então farei o meu melhor. Usei a classificação para isso."

🔴AO VIVO! F1 2023 na Cidade do México: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing