"Como um animal" e Verstappen de riso frouxo: os melhores rádios do GP de Mônaco

O fim de semana no circuito de rua de Monte Carlo rendeu muitos contatos entre os carros e batidas no muro. O caos se refletiu nos rádios com muitos desabafos e comemorações enérgicas

O GP de Mônaco de Fórmula 1, realizado no último domingo (28), pode ser resumido em três palavras: contato, muros e dificuldades. Os pilotos sofreram com as ruas apertadas de Monte Carlo, ainda mais na corrida, já que a chuva apareceu e deixou o traçado ainda mais difícil. Muitos bateram ou triscaram o muro. Também foram vistos alguns carros com as asas dianteiras danificadas. O reflexo do caos aparece nos rádios, que foram complicados e publicados pela F1 nesta terça-feira (30).

Neles, os pilotos desabafam com as suas equipes, trocam informações e comemoram os resultados positivos. Há também áudios explosivos, como o de Lando Norris no Q3 da classificação, após ter a sua volta rápida bloqueada por Charles Leclerc. O dono do carro #4 ainda perguntou se tinha como tentar mais uma vez e depois que recebeu a negativa, chamou o rival de "idiota".

[relacionadas]

Na mesma sessão, Fernando Alonso chegou próximo da pole-position e mandou uma curiosa observação após saber de sua posição: "Corri como um animal". Quando recebeu a informação de que tinha perdido a pole para Max Verstappen por 0s084, ele pediu para que a Aston Martin não ficasse despontada, porque o resultado já era "mágico".

Já Verstappen, que levou a primeira colocação no grid de largada, estava cheio de risadinhas (frouxas) e chegou a dizer que tocou "duas vezes o muro". A Red Bull, claro, parabenizou o holandês pelo resultado e pelo fantástico setor 3 — que garantiu a pole. Na sequência, o dono do carro #1 comentou: "Tivemos de tirar da cartola, mas adorável. Bati bem forte no muro na reta."

Max Verstappen disse que "teve de tirar da cartola" a pole-position (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Se antes da corrida os pilotos já reclamavam do pouco espaço na pista, no momento da prova principal foi o caos. Lance Stroll, que teve de abandonar a etapa, chegou a dizer que havia "muito contato". Um retrato da largada em Mônaco, especialmente no momento em que os carros passavam pela hairpin.

Mas depois de 78 voltas recheadas de obstáculos, as risadas de Verstappen foram novamente ouvidas no rádio com a vitória concretizada. Junto delas, uma observação: "Isso foi Mônaco real", ou seja, difícil.

Também foi uma corrida positiva para Esteban Ocon e Lewis Hamilton. O francês conquistou o primeiro pódio seu e da Alpine em 2023 e por isso extravasou no rádio: "Yes! Yes! Wooohoooo! Parabéns, equipe. Finalmente o que desejamos". Já o heptacampeão mundial comemorou as atualizações que deram uma sobrevida ao W14: "Yes! Vamos! Corrida dura. Estou muito agradecido pelo trabalho de todos nessas atualizações."

Alegria para uns, tristeza para outros. Sergio Pérez se mostrou bastante abatido após o 16º lugar: "Inacreditável. Desculpa, pessoal. Foi tudo minha culpa."

Por fim, ainda teve quem brincou com os capítulos negativos em Monte Carlo. Norris, por exemplo, bateu no Q2 da classificação e ouviu do engenheiro após a corrida que a equipe iria ficar feliz em guardar o carro sem grandes problemas. O piloto britânico, então, respondeu: "Dei anos tranquilos para eles [com poucos acidentes], então era hora deles fazerem alguma coisa."

Confira tudo no vídeo!

Os melhores rádios do GP de Mônaco de F1 2023 (Vídeo: F1)