Chefe da Mercedes classifica falas de Marko como "insanas", mas diz: "Aprendeu a lição"

Toto Wolff criticou as declarações de Helmut Marko, que relacionou uma suposta "falta de foco" de Sergio Pérez ao fato de "ser sul-americano". Para o chefe da Mercedes, mesmo considerando a idade do consultor-esportivo, as falas não podem ser toleradas

A Fórmula 1 se encaminha para a 17ª etapa da temporada 2023 neste fim de semana, com a disputa do GP do Catar, mas os comentários preconceituosos de Helmut Marko sobre Sergio Pérez, ao acusar o mexicano de ter menos foco "por ser sul-americano", seguem repercutindo no universo do esporte a moto. Desta vez, Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou o caso.

O austríaco, que não estará presente ao paddock do Catar por estar em recuperação de uma cirurgia no joelho, disse que os comentários feitos por Marko são "insanos" e não podem ser aceitos. No entanto, segundo Wolff, o consultor-esportivo da Red Bull que se desculpou posteriormente — teria "aprendido a lição".

[relacionadas]

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Marko foi xenofóbico ao justificar desempenho ruim de Pérez na F1 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Falas como essas são insanas hoje em dia", criticou Wolff ao jornal austríaco OE24. "Não se pode permitir isso, mesmo com sua idade. Mas acho que ele aprendeu a lição", afirmou.

Vale destacar que, ao contrário do que disse Marko, Pérez nasceu na cidade de Guadalajara, no México — país situado na América Central.

Ausente do GP do Catar, Wolff não vai acompanhar de perto a etapa que pode dar o título mundial a Max Verstappen — que precisa somar apenas três pontos para selar a conquista.

Questionado sobre o que fará após a confirmação do tri do neerlandês, o chefe da Mercedes admitiu que pretende parabenizar o piloto e elogiou a competição proposta pelos rivais.

"Vou mandar parabéns a ele por WhatsApp", admitiu. "Além de toda a rivalidade, você precisa continuar sendo um competidor justo. O carro, a equipe, o piloto: eles são a referência. Então, os parabéns estão por vir", finalizou.