Chefão fala em "paixão por corridas" e revela que McLaren "precisava se redefinir" em 2018

No posto de CEO da McLaren desde 2018, Zak Brown relembrou o começo do seu trabalho e também contou sobre o estilo de liderança que busca imprimir no time de Woking

Zak Brown está no comando da McLaren desde 2016. Primeiro, o dirigente assumiu o posto de diretor-executivo e dois anos depois se tornou CEO da equipe inglesa, sendo parte de uma enorme reestruturação operacional. O americano relembrou o começo no cargo atual e avaliou que, na época, o time de Woking precisava de "um pouco de redefinição".

"Acho que a ética de trabalho sempre foi fantástica. Acredito que precisávamos de um pouco de redefinição. Isso começou com o nosso lindo papaya histórico. Você olha para trás e vê os resultados da McLaren... São inacreditáveis", afirmou Brown.

[relacionadas]

“[É a] segunda equipe de Fórmula 1 mais bem-sucedida de todos os tempos, a única equipe no automobilismo a vencer a Tríplice Coroa [de] Mônaco, Indianápolis 500 e Le Mans, então olho para trás e tenho muito orgulho de nossa história. Mas as coisas seguem em frente e os líderes têm estilos diferentes", refletiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Falando em estilo de liderança, Brown explicou que o dele envolve tanto a parte séria para direcionar o time rumo aos melhores resultados, quanto trazer leveza, buscando assim refletir a paixão pelas corridas. "O meu [estilo de liderar] é muito ‘trabalhe duro, jogue duro’, mas a brincadeira é a parte da corrida, porque somos meio que crianças grandes correndo em grandes carros de corrida."

Em 2022, a McLaren terminou o Mundial de Construtores em quinto. (Foto: McLaren)

"Acho que tento trazer muita paixão, muita diversão, mas, ao mesmo tempo, muita seriedade e um desejo real de vencer em todos os lugares – na pista e fora da pista – e espero que seja o que está sendo transmitido", comentou.

Além disso, ao ser questionado sobre suas paixões, o norte-americano colocou as corridas e os negócios em primeiro plano. "Corridas! Eu absolutamente amo as corridas. Aí vem os negócios. Eu dirigi empresas durante toda a minha vida, tendo iniciado minha própria empresa no automobilismo e em torno dele. Portanto, representando o negócio das corridas", acrescentou.

"Adoro meu trabalho. Adoro aparecer aqui todos os dias, então espero que isso seja passado para todos, que este seja um ótimo lugar para vir trabalhar”, concluiu.

A McLaren terá em 2023 na Fórmula 1 uma das duplas mais jovens do grid, formada por Lando Norris e o estreante Oscar Piastri. Além da maior categoria do esporte a motor, a esquadra britânica tem operação na Indy, na Fórmula E e no Extreme-E.