Leclerc vê Ferrari "na direção certa" e garante carro "muito diferente" em 2024

De olho na próxima temporada, o monegasco gostou do que viu das atualizações da Ferrari em 2023 e diz que vem muito mais por aí para o ano que vem

Charles Leclerc já está de olho no campeonato de 2024. E para isso, está acompanhando de perto o desenvolvimento do carro da Ferrari para o ano que vem e afirmou que o projeto será bem diferente do F1-75 desta temporada. Embora a equipe tenha melhorado, sobretudo com a pole na Itália e a vitória em Singapura - todas com Carlos Sainz -, as melhorias de desempenho coincidem com a série de atualizações promovidas nas últimas semanas.

Para o monegasco, esse é o primeiro passo para começar o desenvolvimento de um novo carro em 2024. "Aprendemos muito em Monza, especialmente sobre nossas fraquezas. Entendemos o que está no caminho certo, mas principalmente para projetar o carro do próximo ano. Ele será muito diferente do que temos e, por isso, quanto mais aprendizado, melhor para pensar nos detalhes do bólido do ano que vem", disse.

[relacionadas]

Restando seis etapas para o fim da temporada, Leclerc admite a importância de ter uma boa compreensão destas novas atualizações ainda este ano para poder avançar algumas casas em direção ao carro ferrarista do ano que vem. "Testamos algumas coisas na Itália para ter certeza de que funcionariam, e assim foi. É um bom primeiro passo à frente para 2024, mas fica difícil de dizer se isso será suficiente ou não até que alcancemos o topo de desenvolvimento. Não estou confiante de que isso diminua a diferença para a Red Bull, mas estamos na direção certa", analisou o piloto.

Leclerc tem duas poles e três pódios na temporada 2023 (Foto: Ferrari)

Em consonância com Leclerc está o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, que acredita que sua equipe não vai sofrer como a Mercedes, que insistiu no conceito "zeropod" e abandonou o projeto após o GP de Mônaco por falta de desempenho no começo da temporada. Ele mantém o otimismo de que o desenvolvimento do carro vai se traduzir em bons resultados no projeto do próximo ano. "É um passo à frente em termos de confiança para todos e esta é a melhor forma de preparar o futuro. Temos de manter a calma, a mesma abordagem e evoluir passo a passo, não podemos tirar conclusões precipitadas", disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Frederic sabe que não há mágica que faça encontrar performance nos carros de Fórmula 1 e, por isso, quer manter os pés no chão para 2024. "Sabemos que, quando vier uma sequência dura de resultados, não podemos jogar tudo para o alto e reformular. E nem saber que depois de dois bons finais de semana seremos campeões do mundo. Para dar um passo, é preciso dar toneladas de pequenos passos", completou o chefão.

No Mundial de Construtores em 2023, os ferraristas ocupam a terceira posição com 285 pontos, vinte atrás da Mercedes e estão fortes na briga pelo vice-campeonato, A Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 6 e 7 de outubro, com o GP do Catar, em Lusail, 17ª etapa da temporada 2023.