Alpine revela tentativa de reduzir pontos na carteira de Gasly. Mas rivais barram

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, explicou que, para ele, com a mudança nas regras de pontos na superlicença, o certo seria anular os que foram acumulados na carteira de Pierre Gasly por infrações menores em 2022. As rivais discordam

Pierre Gasly está na corda bamba na Fórmula 1 2023. Com 10 pontos na carteira somados, o titular da Alpine está a apenas 2 de ser excluído de uma corrida. As punições foram aplicadas depois de o francês cometer alguns deslizes de maior, ou menor gravidade, como direção perigosa, mas, principalmente, exceder os limites de pista.

A situação de Gasly, que nunca foi tido como piloto perigoso, levantou a discussão se o sistema deveria punir de forma tão severa, já que o objetivo dos pontos na carteira era acabar com a direção perigosa. Por isso, no início da atual temporada, a FIA concordou em mudar a forma como essa pontuação é distribuída.

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Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, aceitou as mudanças realizadas pela entidade que rege o esporte, mas foi um pouco além. Para o dirigente, todos os pontos distribuídos a pilotos que excederam os limites de pista, ou deixaram uma distância muito grande para o safety-car em 2022, deveriam ser anulados, seguindo a lógica do sistema atual.

Pierre Gasly corre riscos com os pontos na carteira (Foto: Alpine)

A ideia chegou a ser ventilada entre as escuderias, mas, de acordo com Szafnauer, por pura conveniência de equipes rivais, o projeto não foi para frente.

"Acho que é certo que você receba pontos de penalidade não por coisas como limites de pista, mas por direção perigosa, que sempre foi a intenção. Não sei como coisas como limites de pista ou estar muito longe do safety-car chegaram lá, porque isso não configura uma direção perigosa. De qualquer forma, isso é uma coisa, e concordo com a [nova] interpretação da FIA", disse o chefe da Alpine.

“Só que estava em minoria na ideia de apagar pontos anteriores. Foram provavelmente três ou quatro das 10 equipes que apoiaram isso. Alguns não admitiram o motivo pelo qual não o apoiam. Mas eles foram oportunistas, esperando que algo nos acontecesse”, finalizou.

Os pontos expiram na licença depois de 12 meses. Gasly vai poder respirar um pouco mais aliviado no dia 22 de maio, quando caem os primeiros pontos. Até lá, o francês tem de ser cauteloso nos GPs da Austrália, Azerbaijão, Miami e Emília-Romanha.

Fórmula 1 retoma suas atividades no dia 2 de abril, com o GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2023.