AlphaTauri diz que De Vries "sabe como vencer corridas" e assume: "Precisa de bom carro"

Chefe da AlphaTauri, Franz Tost apostou em histórico vencedor para Nyck de Vries se recuperar dos resultados negativos na temporada 2023 da Fórmula 1

VERSTAPPEN x SENNA: COMO OS DOIS CHEGARAM A 41 VITÓRIAS

A chegada de Nyck de Vries à AlphaTauri foi repleta de expectativas, principalmente depois da conquista do nono lugar no GP da Itália em 2022, quando defendeu a Williams na vaga de Alex Albon. Entretanto, após oito corridas, o holandês ainda não somou pontos na Fórmula 1 2023. Na contramão dos resultados, porém, o chefe da escuderia italiana, Franz Tost, admitiu a falta de competitividade da AT04 e demonstrou confiança em seu piloto no complicado o ano de estreia na categoria.

Depois de ver Yuki Tsunoda somar os únicos dois pontos da AlphaTauri até o momento na temporada 2023, Tost revelou o que faz para manter De Vries motivado em seu ano de estreia. “Eu disse a ele para se manter concentrado e confiante, porque todos nós sabemos que ele pode fazer um bom trabalho”, revelou.

[relacionadas]

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck De Vries ainda não somou pontos na F1 em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

A confiança do chefe de equipe se mantém viva devido ao histórico vencedor do holandês de 28 anos em outras categorias, mais especificamente na Fórmula 2, onde foi campeão em 2019, e na Fórmula E, campeonato em que De Vries conquistou o título na temporada 2020/21.

"Ele venceu corridas na Fórmula 3 e na Fórmula 2, conquistou campeonatos e foi campeão mundial da Fórmula E. Isso significa que ele sabe como vencer corridas e campeonatos. Ele apenas precisa ganhar confiança, e nós temos de fornecer a ele um bom carro", admitiu o austríaco, que será substituído por Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari, ao final da temporada.

Com histórico em orientar grandes nomes do esporte quando estavam no início de carreira como Max Verstappen e Sebastian Vettel, que defenderam a equipe de Faenza antes de serem campeões mundiais na Red Bull, Tost exaltou a dificuldade do ano de estreia na categoria. “Eu sempre digo que é realmente difícil para os estreantes entrarem na Fórmula 1 hoje em dia”, afirmou.

"Por quê? Porque, especialmente no início da temporada, eles não conhecem todas as pistas. Nyck não conhecia Melbourne, nem a Arábia Saudita, nem Miami, e em Baku [onde De Vries abandonou] tivemos a corrida sprint, o que significa que depois do primeiro treino livre já havia a classificação. Isso torna muito difícil para um piloto jovem e novo na Fórmula 1", finalizou.

Nos dias 30 de junho e 2 de julho, De Vries terá outra oportunidade para somar os seus primeiros pontos na F1, agora em uma pista conhecida, o Red Bull Ring, que vai receber o GP da Áustria, nona etapa da temporada de 2023. E o GRANDEPRÊMIO vai acompanhar tudo.