AlphaTauri defende De Vries e assume problema com carro que “não é fácil de pilotar”

Com dificuldade de se adaptar à Fórmula 1 e sendo constantemente superado por Yuki Tsunoda, Nyck de Vries ganhou defesa da AlphaTauri. A equipe exaltou os pontos positivos do piloto holandês

Nyck de Vries chegou com altas expectativas no grid da Fórmula 1 depois de se sagrar campeão na Fórmula 2, Fórmula E, e somar pontos com a Williams no GP da Itália do ano passado, quando precisou substituir Alexander Albon. No entanto, após nove corridas concluídas, o holandês não tem cumprido as expectativas da alta cúpula da Red Bull e é o último colocado no Mundial de Pilotos, sem pontos marcados. A AlphaTauri, no entanto, saiu em defesa do piloto e admitiu que a AT04 não é nada simples de pilotar, principalmente quando se trata de um novato no volante.

A equipe ‘B’ da marca dos energéticos tem sofrido bastante em 2023 e amarga a última colocação entre as equipes com apenas dois pontos somados por Yuki Tsunoda. A fase é tão ruim, que Jonathan Eddolls, chefe de engenharia da escuderia, relatou alguns dos problemas do bólido e disse compreender o lado de De Vries, uma vez que o carro problemático deixa todo o trabalho de adaptação ainda mais difícil.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck De Vries segue zerado em 2023 (Foto: AFP)

“Não tem sido um carro fácil para um novato se acostumar. Alguns pilotos acham mais difícil se acostumar a um modelo com instabilidade de entrada na curva do que outros. Eu não diria que Nyck é alguém que luta particularmente com isso, mas com certeza ele tentar obter uma configuração que se adeque ao seu estilo, e isso tem sido um pouco mais desafiador por causa desses problemas”, disse Eddolls.

O engenheiro afirma que a AlphaTauri tem trabalhado para melhorar esse ponto na AT04 e um pacote de atualizações previstos para chegar em Silverstone, próxima corrida do ano, tende a tornar o carro um pouco mais simples de guiar.

“Essa é a área em que estamos trabalhando. Nós melhoramos, mas ainda é uma fraqueza, eu diria. O pacote que temos para o próximo evento é, provavelmente, um dos primeiros que realmente deve começar a abordar isso como uma área-alvo. O próximo evento deve ser o primeiro direcionado a essa fraqueza e, em seguida, teremos mais atualizações na temporada. Essa é a direção do desenvolvimento aerodinâmico”, confessou Jonathan.

Embora o resultado na pista ainda não tenha aparecido, a AlphaTauri entende que Nyck de Vries tem alguns pontos fortes, e é capaz de mostrar exatamente para os engenheiros onde está o problema do carro, e o que deve ser melhorado.

“Eu diria que um dos pontos fortes de Nyck é seu feedback. Pudemos ver assim que ele entrou que ele entendeu as limitações, as fraquezas. Obviamente, ele é um novato de certa forma, mas tem muita experiência. E acho que ele é muito bom tecnicamente também. Ele realmente entende como o carro é e como funciona mecanicamente”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

O que ninguém esperava: Brad Pitt e sua equipe na F1 em Silverstone | WGP