AlphaTauri celebra evolução de Tsunoda em 2023: "Tira tudo que pode do carro"

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, elogiou a evolução de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 ao longo dos anos e agora reconhece o japonês como o líder que pode tirar proveito de todo o desempenho que a AT04 tem para oferecer

Quando Pierre Gasly deixou a AlphaTauri para a defender a Alpine a partir de 2023, o caminho natural era que Yuki Tsunoda se tornasse o líder da equipe de Faenza. No entanto, existia uma dúvida se o japonês seria capaz de assumir esse papel, já que as suas duas primeiras temporadas na Fórmula 1 foram marcadas, principalmente, por acidentes e oscilação nos resultados. Até aqui, porém, é realmente Yuki quem vai carregando o time.

Tsunoda parece não ter sentido a pressão do novo cargo e mostrou um desempenho sólido durante as duas primeiras corridas do calendário. Embora os primeiros pontos ainda não tenham chegado, o nipônico superou o companheiro Nyck de Vries no Bahrein e na Arábia Saudita e, nas duas ocasiões, ficou a apenas uma posição do top 10 — o que pode ser considerado bom, tendo em vista o carro limitado da AlphaTauri. Os resultados fizeram Franz Tost, chefe da equipe, rasgar elogios ao piloto.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Yuki deu um grande passo à frente. Não apenas do lado da pilotagem, mas também do lado técnico. O feedback técnico dele é muito bom e devo dizer, também, que suas atuações foram competitivas. Acho que ele tirou o máximo proveito do carro", disse Tost.

Yuki Tsunoda ainda precisa se provar na F1, segundo Helmut Marko, mas foi defendido por Franz Tost (Foto: Red Bull Content Pool)

O austríaco aproveitou a oportunidade para falar sobre o início de ano de De Vries. O campeão da Fórmula E faz a sua estreia como titular na Fórmula 1 e, embora ainda esteja atrás de Tsunoda, Franz acredita que é questão de tempo até se adaptar e entregar resultados melhores.

"Nyck ainda está aprendendo. Ambos são pilotos altamente qualificados, ambos mostraram no passado que podem ganhar corridas, que podem ganhar campeonatos. Cabe à equipe fornecer a eles um carro competitivo. É mais fácil com um carro competitivo mostrar bom desempenho. E estou convencido de que Nyck vai melhorar seu desempenho e que vai nos mostrar boas corridas", finalizou.

As declarações de Franz aplacam a pressão colocada por Helmut Marko, consultor da Red Bull e responsável pelo programa de jovens do time e até pela escalação da AlphaTauri. Helmut deixou claro que Tsunoda e De Vries estão em risco.

A Alphatauri ainda está zerada em 2023, e tem como melhor resultado os dois 11º lugares de Tsunoda no Bahrein e na Arábia Saudita.

Fórmula 1 retoma suas atividades no dia 2 de abril, com o GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2023.