5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Cidade do México da Fórmula 1 2023

A Ferrari garantiu pole e segundo lugar no grid do GP da Cidade do México de forma totalmente inesperada, com Charles Leclerc na frente de Carlos Sainz. A Red Bull segue firme atrás do triunfo, mas a batalha vai ser dura

A classificação do GP da Cidade do México dava sinais de que poderia ser equilibrada, mas o que se viu no Q3 disputado neste sábado (28) foi uma enorme surpresa. Das rivais diretas da Red Bull, a que parecia mais quietinha foi a que rugiu alto: a Ferrari cravou pole e segundo lugar no grid com Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Max Verstappen larga em terceiro depois de ter sido superado pela dupla do time italiano, que saiu do absoluto nada para cravar as melhores voltas quando a coisa realmente valia. Em quarto, Daniel Ricciardo conseguiu uma posição espetacular para a AlphaTauri e ampliou a pressão em cima de Sergio Pérez na Red Bull. O dono da casa parte logo atrás.

Relacionadas

Aí surge Lewis Hamilton, em uma Mercedes praticamente impossível de ser decifrada no México. George Russell larga em oitavo e, entre os britânicos, Oscar Piastri, de uma McLaren que viu Lando Norris ficar apenas na 18ª colocação após um show de trapalhadas no Q1. A surpreendente Alfa Romeo fechou o top-10 com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 19ª etapa da temporada da F1 2023, no México:

Charles Leclerc liderou a dobradinha da Ferrari na classificação no México (Foto: Ferrari)

Zebra do ano? Ferrari surge do nada e rouba pole certa de Verstappen

A Ferrari até prova já venceu, cravou lá suas poles, é verdade, mas talvez esse 1-2 no grid da Cidade do México seja a maior surpresa de todas que os italianos proporcionaram. É que não faz muito sentido isso: não foi uma grande força nos treinos livres, até chegou a sofrer no Q2. Como isso aconteceu? Nem eles sabem explicar direito, fato é que Leclerc e Sainz saem juntos na frente e precisam armar um escudo contra Verstappen na largada. É aí que está a chance de aprontar na corrida de novo.

Red Bull sente golpe? Na segunda fila, largada vai ser fundamental em travado México

Para Verstappen, largar bem é meio imperativo. O ritmo tende a ser superior, tudo mais, mas a pista do Hermanos Rodríguez é daquelas chatinhas de se ultrapassar, a Ferrari tende a jogar com as estratégias e, assim, vale a pena evitar ao máximo as brigas no traçado. O holandês é favorito? Talvez, como sempre. Mas isso diminuiu severamente depois da classificação.

Mercedes "ioiô" chega para corrida no México como enorme incógnita

Russell chamou a Mercedes de "ioiô" e foi muito bem na definição. A performance dos alemães foi quase tão surpreendente quanto a da Ferrari, mas nesse caso porque não se fazia ideia do que poderia acontecer. É treino livre ruim, outro péssimo, aí um ótimo, vem oscilação entre o Q1 e o Q2 e, no fim das contas, um desempenho para lá de apático no Q3. Realmente ioiô, pode ser que seja a hora de subir justo na corrida.

McLaren cai do salto com Norris e precisa voltar à realidade

A McLaren chegou com uma postura um tanto quanto ousada de meter pneus médios no Q1. Mercedes e Ferrari também o fizeram, diga-se. Só que as duas trocaram para os macios, passaram e vida seguiu. No caso dos laranjinhas, Norris errou quando calçou os compostos vermelhos e, numa tentativa final desesperada depois, foi atrapalhado na bandeira amarela de Fernando Alonso. Resultado? Um fiasco completo e o piloto da equipe que não para de ir ao pódio largando da nona fila. É hora do time fazer mais o feijão com arroz bem feito, né?

Daniel Ricciardo vai largar na quarta colocação no GP da Cidade do México (Foto: Red Bull Content Pool)

Ricciardo classifica na frente de Pérez em pleno México: casa caiu

O sábado marcou a primeira demonstração real de força de Ricciardo em muito, muito tempo. E, sendo justamente no México, na casa lotada de Pérez, o peso fica ainda maior. Uma pancada no fígado de Checo, um grito altíssimo de "o Sorrisão está de volta". E a Red Bull fica com mais essa bomba para desarmar. Se der uma zebra e Daniel colocar a AlphaTauri, última colocada da F1 2023, na frente da campeã Red Bull de Pérez, aí o barraco desaba de uma vez.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada da corrida está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!