Power rejeita azar e mantém fé por permanência na Penske: "Amo estar aqui"
Will Power ainda não tem acerto com a Penske e tem David Malukas como principal adversário por vaga no #12 na temporada 2026
Melhor piloto da Penske na temporada 2025, Will Power ainda não tem clareza sobre seu futuro na categoria. Em fim de contrato com a equipe, o australiano reconheceu que o ano está longe de ser ideal, mas descartou culpar o azar por isso. O bicampeão espera estar no grid da categoria em 2026.
Nos últimos anos, Power é o piloto de maior destaque no campeonato pela Penske. Enquanto o sucesso de Josef Newgarden foi resumido às vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis em 2023 e 2024, o australiano foi campeão em 2022 — o único que bateu Palou desde 2021 — e disputou a temporada do ano passado até a última etapa, mas terminou atrás de Scott McLaughlin em decorrência de um problema no cinto de segurança na decisão do título. Apenas em 2023 o australiano não fez frente aos companheiros de equipe, envolvido com os problemas de saúde da esposa.
No entanto, Power perdeu bastante prestígio dentro da Penske depois de deflagrado o episódio do push-to-pass adulterado pela equipe no GP de St. Pete de 2024, apurou o GRANDE PRÊMIO. O bicampeão não seguiu o protocolo passado pelo time depois do caso, quando o piloto se eximiu de culpa e deixou no colo da escuderia a responsabilidade.
A maior ameaça ao posto no #12 é David Malukas, que compete pela Foyt, que tem uma parceria técnica com a Penske. As especulações sobre a saída de Power começaram ainda no último ano, desde o anúncio da contratação do norte-americano pelo time chefiado por Larry Foyt. No campeonato atual, o australiano está à frente — é o nono, com 289 pontos, com 13 de vantagem para o adversário, que vem logo atrás.

Mas comparação entre Power e Malukas é, de certo modo, descabida pelo fato da Penske ser reconhecida como uma das principais equipes da Indy, enquanto a Foyt segue o trabalho de reestruturação após anos andando no fundo do grid.
Sem vitórias em 2025, a Penske é a grande decepção da temporada e vive uma fase tenebrosa. O recorte recente de Power também não é dos melhores, após abandonar os GPs de Mid-Ohio e de Iowa 2, ambos realizados em julho, por conta de problemas no motor. Com apenas um pódio — Iowa 1 — na temporada, o australiano rejeitou culpar o azar pelo ano abaixo da média do time de Roger Penske.
"Você consegue acreditar no ano que estou tendo justamente quando expira o contrato? Duas quebras de motor em dois finais de semanas. São aquelas coisas. Não é azar, apenas acontece", falou Power ao jornal norte-americano IndyStar.
"Posso apenas sorrir porque estou no esporte há muito tempo. E você sabe que essas coisas acontecem. É muito típico que uma temporada ruim aconteça justamente quando você tenta um novo contrato. Amo aqui, e realmente espero permanecer no ano que vem", encerrou Power.
A Indy retorna neste fim de semana com a 15ª de 17 etapas, o GP de Portland. Álex Palou tem a primeira chance de definir o título da temporada 2025.
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