Fórmula E admite problemas e adia estreia do Attack Charge para 2025: "Não está pronto"
CEO da Fórmula E, Jeff Dodds admitiu que a tecnologia tem problemas e só deve ser implementada na próxima temporada da categoria
O CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, disse nesta sexta-feira (12) que a estreia do Attack Charge, um pit-stop com recarga rápida das baterias, foi novamente adiada e deve ser introduzida na categoria apenas em 2025. A ideia inicial era de usar a novidade ainda no início do ano passado. Depois, a série elétrica informou que o recurso só seria utilizado em algumas corridas e, mais tarde, confirmou que o Attack Charge só chegaria na Fórmula E em 2024. A ideia era lançar mão nas corridas de Misano, Berlim, Xangai, Portland e Londres, porém, segundo Dodds, isso não deve mais acontecer.
"Do jeito que está agora, a tecnologia não é robusta o suficiente para que possamos colocá-la em uma corrida", disse o CEO da Fórmula E, à versão inglesa do Motorsport.com, em Misano. "O que nunca faremos é comprometer uma corrida colocando uma tecnologia que não está pronta, mas estamos tentando ultrapassar os limites da tecnologia de carregamento de baterias. Isso não é uma coisa simples de se fazer", emendou.
A ideia do Attack Charge é reforçar os carros com uma carga extra de energia durante um pit-stop rápido, de aproximadamente 30s. O objetivo é dar mais impulso para que os carros sejam mais rápidos, aumentando as chances de ultrapassagens durante as corridas.
Dodds justificou o adiamento, afirmando que a categoria trabalha para ultrapassar os limites da tecnologia e afirmou que "o momento [para o lançamento do Attack Charge] é improvável".
"Não posso me desculpar por estarmos tentando ultrapassar os limites da tecnologia, pois existimos para levar adiante a tecnologia de baterias elétricas. Ela não está pronta para ser lançada agora, portanto, não a lançaremos. Se será lançada em algum momento da temporada? Minha impressão no momento é que isso é improvável", enfatizou.
Embora a ideia, agora, seja de não introduzir o Attack Charge na atual temporada, a tecnologia continuará sendo aperfeiçoada.
"Vamos lançar o Gen3.5 para a próxima temporada, portanto, talvez faça mais sentido lançá-lo no início da próxima temporada, mas vamos continuar testando o máximo que pudermos e talvez eu me surpreenda, talvez cheguemos a um ponto em que estejamos prontos para apresentá-lo no final desta temporada, mas não me surpreenderia se não fosse possível", finalizou.
A próxima etapa da Fórmula E acontece neste fim de semana, com a rodada dupla de estreia do eP de Misano. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
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