Martín controla Binder e vence corrida sprint da MotoGP no Catar. Marc Márquez é 5º
Jorge Martín precisou segurar Brad Binder para vencer a primeira corrida sprint da MotoGP em 2024. O rival Francesco Bagnaia não andou bem na reta final da prova e terminou apenas na quarta colocação
O ano mudou, mas o roteiro seguiu idêntico. Jorge Martín começou a temporada 2024 da MotoGP garantindo uma grande vitória na corrida sprint do Catar, mantendo a boa fase nos sábados que o colocou na briga pelo título no campeonato passado. O espanhol da Pramac pode ter liderado de ponta a ponta, mas não teve um dia fácil em Lusail.
Martín largou na pole e venceu com apenas 0s548 de vantagem para Brad Binder. O piloto da KTM saiu de quarto para segundo na primeira volta e tentou diversas ultrapassagens, mas acabou se contentando com o posto no final e recebeu a bandeirada em segundo. Aleix Espargaró colocou a Aprilia no pódio, em terceiro.
O atual bicampeão Francesco Bagnaia não conseguiu aproveitar o melhor desempenho de sua moto Ducati. O italiano bem que tentou pressionar os líderes, mas perdeu performance na reta final da sprint e terminou na quarta colocação.
Logo atrás, porém, veio um dos grandes destaques da corrida. Marc Márquez fez sua estreia pela Gresini e andou muito bem, terminando em quinto lugar apesar de um erro durante a prova e de ter largado mal.
Enea Bastianini, Álex Márquez, Pedro Acosta, Maverick Viñales e Jack Miller completaram a lista dos dez melhores na corrida sprint em Lusail.
A MotoGP volta a acelerar neste domingo (10), em Lusail, no Catar, com a corrida principal do fim de semana, a partir de 14h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a corrida sprint da MotoGP no Catar:
A noite chegou ao Catar neste sábado, dessa vez sem chuva, mas com temperaturas amenas. Os termômetros marcavam 22ºC no ar e 27ºC na pista no momento da largada, além de ventos de 2 km/h. Todos largaram com pneus médios, menos Takaaki Nakagami, com macios, e Jack Miller com macio na dianteira e médio na traseira.
A luz verde pintou e a largada marcou o início da temporada 2024. Jorge Martín manteve a liderança, mas Brad Binder saiu do quarto lugar direto para a segunda posição, seguido por Aleix Espargaró, Enea Bastianini e Francesco Bagnaia.
Largando no meio do bolo, Marc Márquez tentou se recuperar de uma largada ruim, mas caiu para sétimo. Logo, porém, passou Miller e voltou a sexto.
No final da primeira volta, Binder se aproveitou do vácuo e forçou uma ultrapassagem, mas Martín segurou bem e manteve a liderança da corrida curta. Instantes depois, Bagnaia superou o companheiro Bastianini e foi para quarto.
Miller continua perdendo rendimento na segunda volta, sendo superado por Álex Márquez, Fabio Di Giannantonio e o novato Pedro Acosta, caindo para o décimo lugar.
Na terceira volta, a primeira vítima. Fabio Di Giannantonio caiu no meio do circuito e ficou parado na pista enquanto os demais competidores desviavam por muito pouco. O italiano, com dores, causou bandeira amarela e precisou de ajuda para se levantar.
A quarta volta marcou mais uma ultrapassagem de Bagnaia. O bicampeão da MotoGP superou Espargaró e imediatamente colou nos dois líderes da prova, com o trio separado por apenas 0s4.
Binder seguia colado em Martín, mas a força do motor da Ducati fazia a diferença na longa reta catari. Mais atrás, Bastianini errou na sexta volta e perdeu posição para Marc Márquez. Logo depois, o espanhol superou Espargaró e foi para o quarto lugar.
A 5 voltas para o fim, Martín conseguiu abrir 0s7 de vantagem. Enquanto isso, Bagnaia e Márquez se aproximavam de Binder na briga pela segunda colocação em Lusail. O espanhol, porém, errou no giro seguinte e foi superado por Espargaró.
A três giros para o fim, Binder se aproximou novamente de Martín no setor intermediário, mas voltou a perder na reta, precisando também se proteger dos ataques de Bagnaia logo atrás.
Na penúltima volta, Espargaró forçou uma ultrapassagem contra Bagnaia na curva 4, errou e acabou levando o troco imediatamente, fazendo com que ambos perdessem o ritmo e ficassem longe da briga pela vitória na sprint.
Espargaró se recuperou na abertura do último giro e superou Bagnaia para tomar a terceira posição, garantindo um lugar no pódio. Na frente, Martín só precisou segurar Binder e levar mais uma vitória em sprint, agora em 2024.
MotoGP 2024, GP do Catar, Lusail, Corrida sprint:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 11 voltas |
2 | 33 | B BINDER | KTM | + 0.548 |
3 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | + 0.729 |
4 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | + 1.625 |
5 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 1.872 |
6 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | + 2.322 |
7 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 3.154 |
8 | 31 | P ACOSTA | GasGas | + 4.431 |
9 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | + 6.738 |
10 | 43 | J MILLER | KTM | + 12.670 |
11 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | + 12.835 |
12 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | + 12.863 |
13 | 88 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | + 13.095 |
14 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | + 13.795 |
15 | 36 | J MIR | Honda | + 14.096 |
16 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | + 14.840 |
17 | 42 | A RINS | Yamaha | + 15.629 |
18 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | + 17.711 |
19 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | + 22.733 |
20 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | + 23.267 |
21 | 10 | L MARINI | Honda | + 25.553 |
22 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 | Abandonou |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção