Bagnaia ignora rivais no Catar e vence abertura da MotoGP 2024. Marc Márquez é 4º
Francesco Bagnaia não deu chances para os adversários em Lusail, disparou na frente e venceu com folga no Catar. Brad Binder foi bem com a KTM e chegou em segundo, Jorge Martín completou o pódio no Catar
A primeira corrida da temporada 2024 da MotoGP viu um nome familiar na frente. Com atuação de gala do começo ao fim, Francesco Bagnaia dominou o GP do Catar, em Lusail, e venceu a abertura do campeonato para iniciar com tudo a busca pelo tricampeonato. O italiano da Ducati não deu chances para os rivais durante as 21 voltas da prova.
Bagnaia sumiu na frente e se aproveitou da briga dos rivais para não se incomodado. Pecco terminou 1s3 à frente de Brad Binder, que novamente colocou a KTM no pódio, repetindo o bom desempenho da sprint de sábado.
A última posição no pódio foi definida nas voltas finais. Jorge Martín, que largou na pole, precisou segurar o ataques de Marc Márquez para garantir a terceira colocação enquanto o hexacampeão da MotoGP estreou na Gresini com uma ótima quarta colocação.
Enea Bastianini foi o quinto colocado, com Álex Márquez, Fabio Di Giannantonio e Aleix Espargaró no top-8. Pedro Acosta foi o nono em sua estreia na classe rainha do Mundial, mas chegou a andar em quarto e foi um dos grandes destaques da corrida. O décimo posto ficou com Maverick Viñales.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A prova teve apenas um abandono em Lusail. Raúl Fernández, que teve problemas na largada, pegou a moto reserva e não teve bom desempenho. Nas voltas finais, foi para os boxes e desistiu da disputa. A única queda ficou por conta de Jack Miller, mas o australiano voltou para a disputa.
A MotoGP volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP do Catar da MotoGP 2024:
Com a noite estabelecida em Lusail, os termômetros marcavam 22ºC no ar e 26ºC na pista, além de ventos de 2 km/h.
Miguel Oliveira precisaria cumprir uma volta longa na abertura da temporada por conta de pilotagem irresponsável na etapa do Catar do ano passado, a penúltima de 2023, e que ainda causou uma lesão no português.
Quase todos os pilotos decidiram largar com compostos médios na dianteira e na traseira. A exceção foi Takaaki Nakagami, que partiu com o pneu macio na frente sua LCR Honda.
A primeira largada, no entanto, foi adiada após Raúl Fernández ter problema em sua Trackhouse. Com isso, um fiscal precisou intervir e mandar o espanhol largar nos boxes. Por conta disso, Luca Marini também deixou sua Honda apagar, mas foi acudido pelos mecânicos que entraram na pista catari.
Por conta do incidente com Raúl Fernández, a direção de prova optou por diminuir o número de voltas da corrida principal para 21, uma a menos do que o definido anteriormente.
Na largada, Jorge Martín foi bem e manteve a liderança. Mais uma vez, Brad Binder foi bem e saiu de quarto para segundo, com Aleix Espargaró caindo da primeira fila para o sétimo lugar.
Ainda na primeira volta, Bagnaia mergulhou e superou Binder. Na curva 4, o bicampeão mundial foi por dentro e superou Martín para assumir a liderança da corrida em Lusail. Marc Márquez também foi bem, subindo de sexto para o quarto lugar.
Espargaró seguiu seu martírio na primeira volta e caiu para nono. O companheiro Maverick Viñales aparecia apenas em 11ª.
No início da segunda volta, sentimentos distintos na KTM. Binder se aproveitou do vácuo, superou Martín e foi para a segunda posição, mas Jack Miller errou no mesmo local, caiu e foi para 22º — e retornando para a disputa com a moto avariada.
Pedro Acosta, mesmo novato, mostrou as caras na prova principal e superou Fabio Di Giannantonio para tomar a liderança. O jovem espanhol ainda cravou a melhor volta da prova, 1min52s657, assombrando a todos no paddock do Mundial.
Martín começou a forçar contra Binder no início da quarta volta, mas precisando tomar cuidado com Marc Márquez logo atrás. Acosta seguiu sua jornada de brilho e superou Bastianini, indo para o sexto lugar.
Na quarta volta, Martín mergulhou por dentro na curva 6, deixando Binder sem espaço para reagir e retomando a segunda colocação no grid, com 0s3 de desvantagem para Bagnaia.
No final da reta principal, Acosta foi com tudo por dentro e se jogou para passar Álex Márquez, mas o compatriota deu um drible na curva 2 e se manteve na quinta colocação. Logo depois, porém, o atual campeão da Moto2 atacou de novo e dessa vez ficou com o posto.
Martín não conseguiu escapar de Binder e foi perdendo contato com Bastianini. Além disso, o espanhol da Pramac via Marc Márquez e Acosta chegando para uma disputa intensa pelo pódio.
No início da volta 8, Binder pegou o vácuo na reta principal, freou tarde e passou. Martín ainda tentou aplicar a volta, mas o sul-africano da KTM garantiu o posto na curva seguinte e assumiu a segunda posição mais uma vez.
Na metade da prova, Bagnaia conseguiu abrir quase 1s de vantagem e se isolou na frente. Martín superou Binder e voltou para segundo enquanto Márquez errava no final da reta e quase acertava a dupla.
No começo da volta 11, Binder mergulhou contra Martín e os dois escaparam, mas o piloto da KTM levou a melhor. A disputa, no entanto, fez Bagnaia abrir 1s2 de vantagem na liderança, além de colocar Márquez e Acosta na confusão.
A 10 voltas para o fim, Acosta mostrou seu cartão de visitas mais uma vez. Com ousadia e talento, o jovem de 19 anos mergulhou contra o veterano Marc Márquez no final da reta e fez uma ultrapassagem de tirar o fôlego para ficar com a quarta posição.
Binder conseguiu abrir 0s5 para Martín e começou a diminuir a vantagem de Bagnaia, tirando três décimos no mesmo giro. Mesmo assim, a KTM ainda aparecia 0s8 atrás do líder da prova.
A 7 voltas para o fim, Acosta cometeu um pequeno errou e caiu para quinto. Na frente. Bagnaia se manteve seguro na liderança e administrando a vantagem para Binder, que já tinha 1s2 na frente de Martín.
Na reta final, Acosta passou a perder performance e foi superado por Álex Márquez e Enea Bastianini, caindo para a sétima posição.
A cinco voltas para o fim, Raúl Fernández voltou a encarar problemas e entrou na garagem da Trackhouse para abandonar a corrida em Lusail.
Enquanto Bagnaia se mostrava tranquilo na liderança, Martín colocou em Binder e Marc Márquez se aproximou dos dois. Virou a briga decisiva para o trio em busca do pódio. Mais atrás, Álex Márquez foi superado por Bastianini na disputa pelo quinto lugar.
A duas voltas do fim, melhor para Enea, que finalmente passou Álex e chegou ao top-5 da corrida. Acosta, por sua vez, sofria demais com os pneus e caía mais ainda no pelotão, nono lugar. No último giro, Martín chegava forte em cima de Binder na briga pela segunda colocação. Mas não houve tempo.
Lá na frente, a temporada 2024 começa como terminou a do ano anterior, com vitória de Pecco Bagnaia, a 19ª no Mundial de Motovelocidade e, por sua vez, o décimo triunfo consecutivo da Ducati. Com Binder em segundo, 11º pódio na categoria, e 'Martinator' completando os três primeiros em Lusail. Marc Márquez teve boa atuação com a Gresini e chegou em 4º. E Acosta, o grande show-man da prova catari, fechou em nono.
MotoGP 2024, GP do Catar, Lusail, Corrida:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | 21 voltas |
2 | 33 | B BINDER | KTM | + 1.329 |
3 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | + 1.933 |
4 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 3.429 |
5 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | + 5.153 |
6 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 6.791 |
7 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 | + 9.161 |
8 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | + 11.242 |
9 | 31 | P ACOSTA | GasGas | + 11.595 |
10 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | + 13.197 |
11 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | + 17.701 |
12 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | + 18.075 |
13 | 36 | J MIR | Honda | + 18.437 |
14 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | + 19.194 |
15 | 88 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | + 20.717 |
16 | 42 | A RINS | Yamaha | + 24.093 |
17 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | + 24.106 |
18 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | + 24.641 |
19 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | + 25.556 |
20 | 10 | L MARINI | Honda | + 42.422 |
21 | 43 | J MILLER | KTM | + 42.761 |
22 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | Abandonou |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção