Veijer ignora estratégia da equipe na Malásia, supera Sasaki e vence pela 1ª vez na Moto3
Collin Veijer não deu espaços para o companheiro Ayumu Sasaki, que briga pelo título da Moto3, e venceu pela primeira vez na categoria. Jaume Masià fechou o pódio e segue líder do campeonato
A Moto3 chegou na Malásia com uma intensa disputa pelo campeonato e entregou entretenimento com estratégias, ultrapassagens e acidentes. No fim, Collin Veijer não quis saber de ordens de equipe dentro da Husqvarna, segurou o companheiro Ayumu Sasaki — que luta pelo título — e venceu por apenas 0s066.
Líder do campeonato, Jaume Masià não conseguiu repetir o desempenho avassalador dos treinos e ficou com a terceira colocação. Agora, segue na frente, mas com apenas 13 pontos de vantagem para Sasaki na tabela. Ivan Ortolá e David Muñoz fecharam o top-5.
Adrián Fernández foi o sexto, com Xavier Artigas, Joel Kelso, Filippo Farioli e Ryusei Yamanaka completando os dez melhores.
A prova em Sepang ainda foi marcada por um assustador acidente envolvendo quatro pilotos, inclusive o brasileiro Diogo Moreira. Ele foi um dos competidores que acertou David Alonso, que tinha perdido o controle da moto. Ricardo Rossi, Taiyo Furusato e Daniel Holgado também abandonaram no incidente.
A Moto3 volta a acelerar no final de semana de 19 de novembro, com o GP do Catar, no circuito de Lusail, para a penúltima etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi o GP da Malásia de Moto3:
Apesar de algumas nuvens cercando o circuito, o sol ainda se manteve presente em Sepang, assim como o calor. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 45ºC na pista, mas 5édios na dianteira e macios na traseira.
Na largada, Ivan Ortolá fez grande largada e assumiu a ponta nos primeiros metros, mas Collin Veijer freou mais tarde na curva 1 e tomou a dianteira, seguido por Jaume Masià.
Mais atrás, Diogo Moreira fez boa largada e ganhou três posições, fechando o primeiro giro em sétimo.
Ainda na primeira volta, no final da reta oposta, Masià passou Veijer com facilidade e retomou a liderança. Postulante ao título, Ayumu Sasaki também partiu para o ataque e foi para terceiro.
Na segunda volta, Sasaki colocou por dentro do companheiro Veijer na curva e tomou a segunda colocação. Deniz Öncü foi no embalo, mas depois acabou superado pelo holandês metros depois.
Depois de cair na classificação e largar em 21º, David Alonso fechou a segunda volta já no décimo lugar, fazendo boa prova de recuperação.
A terceira volta começou com Sasaki colocando por dentro na curva 1 e tomando a dianteira. Duas curvas depois, porém, Masià mergulhou e reassumiu a primeira colocação.
A primeira vítima do dia foi Romano Fenati. O italiano perdeu o controle da moto na curva 4, caiu e abandonou a prova.
Enquanto isso, na frente, Öncü partiu para o ataque e passou Veijer, indo a terceiro.
No final da quarta volta, mais mudanças na frente. Sasaki passou Masià e tomou a liderança, com Öncü no embalo. O espanhol, aliás, perdeu ritmo e caiu para a quinta posição no final da reta principal, atrás de Muñoz e Veijer também.
Na quinta volta, o momento mais assustador da corrida. David Alonso perdeu o controle da moto, foi ejetado e caiu com força. Diogo Moreira, Ricardo Rossi, Daniel Holgado e Taiyo Furusato não conseguiram desviar e caíram também. Todos abandonaram a disputa.
Veijer partiu para o ataque e tomou a liderança, seguido por Sasaki. Na briga pela ldierança, Öncü, Masià, Bertelle e Muñoz também aparecia com força.
No final da sétima volta, Sasaki pegou o vácuo na reta oposta e reassumiu a liderança. Masià foi no emabalo e subiu para o segundo lugar, empurrando Veijer para terceiro, ainda que por pouco tempo.
Enquanto Sasaki mantinha a liderança, Masià e Veijer se mantinham trocando de lugar na briga pelo segundo lugar, dando um respiro para o japonês. Na nona volta, porém, o piloto da Leopard Racing se manteve no posto.
A seis voltas para o fim, Masià colocou por dentro na curva 4, freou tarde e passou Sasaki para assumir a liderança. O japonês tentou voltar, mas levou duas fechadas do rival.
Na volta 11, mais mudanças. Sasaki colocou por dentro no fim da reta e assumiu a liderança, com Veijer no embalo para tomar o segundo posto, inclusive dando um leve toque em Masià. Logo depois, foi a vez de Öncü atacar e subir para terceiro.
No jogo de equipe da Husqvarna, a 4 voltas para o fim, Sasaki reassumiu a liderança depois de pegar o vácuo na reta principal. Mais atrás, Bertelle passou Masià e foi para quarto, mas por pouco tempo.
Kaito Toba foi mais uma vítima em Sepang. Na curva 8, o japonês perdeu o controle e escorregou para fora da pista.
Masià novamente passou Öncü e subiu para terceiro, mas o espanhol passou a ser bloqueado por Veijer. Logo depois, o holandês superou o companheiro Sasaki e tomou a dianteira.
A estratégia da Husqvarna, porém, deu sinais de problema no final da reta oposta. Masià passou os dois pilotos ao mesmo tempo, mas a dupla rapidamente reagiu e Sasaki voltou para a ponta.
Enquanto isso, Rueda errou a freada e acertou a freada de Öncü. Os dois caíram, mas o turco conseguiu voltar para a disputa na modesta 12ª posição.
Na penúltima volta, Sasaki reagiu no setor final e passou Masià e Veijer de uma só vez. O holandês, na curva seguinte, retomou a posição.
No último, Veijer não quis saber de jogo de equipe, segurou o companheiro e levou a vitória por apenas 0s066 de vantagem. Sasaki e Masià fecharam o pódio.
Moto3 2023, GP da Malásia, Sepang, Corrida:
1 | C VEIJER | IntactGP Husqvarna | 15 voltas |
2 | A SASAKI | IntactGP Husqvarna | + 0.066 |
3 | J MASIÀ | Leopard Honda | + 0.328 |
4 | I ORTOLÁ | MTA KTM | + 6.830 |
5 | D MUÑOZ | BOE KTM | + 6.878 |
6 | A FERNÁNDEZ | Leopard Honda | + 7.191 |
7 | X ARTIGAS | PrüstelGP CFMoto | + 7.354 |
8 | J KELSO | PrüstelGP CFMoto | + 7.400 |
9 | F FARIOLI | Red Bull KTM Tech3 | + 11.175 |
10 | R YAMANAKA | Aspar GasGas | + 11.287 |
11 | M BERTELLE | Snipers Honda | + 11.441 |
12 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | + 14.095 |
13 | V PÉREZ | BOE KTM | + 14.490 |
14 | S OGDEN | VisionTrack Honda | + 15.600 |
15 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | + 17.148 |
16 | S NEPA | MTA KTM | + 17.195 |
17 | L FELLON | CIP KTM | + 17.251 |
18 | D SALVADOR | CIP KTM | + 35.410 |
19 | M AJI | Team Asia Honda | + 35.517 |
20 | S AZMAN | MSI KTM | + 55.108 |
21 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | Abandonou |
22 | K TOBA | Sic58 Honda | Abandonou |
23 | D ALONSO | Aspar GasGas | Abandonou |
24 | D MOREIRA | MSI KTM | Abandonou |
25 | R ROSSI | Sic58 Honda | Abandonou |
26 | D HOLGADO | Red Bull KTM Tech3 | Abandonou |
27 | T FURUSATO | Team Asia Honda | Abandonou |
28 | R FENATI | Snipers Honda | Abandonou |