Zarco mira "decidir logo" futuro na MotoGP: "Quero ficar livre na próxima semana"

Próximo de acerto com a Honda para correr na LCR a partir de 2024, Johann Zarco reforçou a vontade de permancer por mais anos na categoria rainha

Johann Zarco afirmou neste sábado (19) que vai decidir nas próximas horas qual será o seu próximo passo na classe rainha: se assina um contrato de múltiplos anos com Honda para correr na LCR ou se permance por mais um ano na Pramac e mantém vínculo com a Ducati.

"Acho que vou decidir amanhã, porque não quero tomar essa decisão em casa. Quero me sentir livre na próxima semana", afirmou Zarco. "As propostas são bastante claras", prosseguiu. A declaração vai de encontro com as informações divulgadas pela versão espanhola do site Motorsport, que confirmou que o francês da Premac deve se encontrar com Lucio Cecchinello, dono da LCR, ainda neste final de semana para concluir um possível acerto com a Honda a partir de 2024.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Johann Zarco (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

Antes do início das atividades deste sábado no Red Bull Ring, o piloto já havia declarado à televisão francesa Canal + que "a Honda parece me querer mais do que a Ducati." Zarco justificou a fala à imprensa francesa devido ao desejo de permanecer por mais anos na MotoGP e não apenas por mais uma temporada, como que é o objetivo da Ducati, que também ofereceu uma continuidade na marca como piloto na Superbike a partir de 2025.

"Está claro que a Honda está oferecendo um bom projeto na MotoGP", admitiu. "Ficaria feliz com minha consistência e experiência, fornecer boas informações e trabalhar para desenvolver a moto. Pelo menos por dois anos, porque também tenho uma opção para um terceiro. Portanto, este é sempre um bom projeto na MotoGP", prosseguiu.

"Enquanto puder competir na MotoGP, é difícil pensar em ir para as Superbike. Por outro lado, tanto na Superbike quanto na classe rainha, [Ducati] eles têm a moto vencedora no momento", completou Zarco, que se envolveu em um acidente com cinco motos na largada e abandonou a sprint do GP da Áustria.

Paolo Ciabatti, diretor-esportivo da Ducati, reforçou que a vontade do #5 era renovar por dois anos, enquanto a marca italiana queria só uma temporada na categoria. "Dissemos a Johann que o melhor que a Ducati poderia oferecer era mais um ano na MotoGP e um futuro na Superbike", disse Cibatti, em entrevista ao site The Race.

"Ele disse que seu objetivo é ficar na MotoGP. Pelo que sabemos, ele tem uma oferta de dois anos da Honda para a LCR, então cabe a ele decidir. Eu suponho que se o objetivo dele é permanecer aqui, e a Ducati está oferecendo apenas um ano, então acho que essa provavelmente será a direção", concluiu o diretor-esportivo.

Em contrapartida, a Pramac tem bastante interesse em Marco BezzecchiO #72 tem dito que a equipe de Valentino Rossi é o plano A, mas a Ducati ainda aguarda uma decisão final.

A largada da MotoGP no GP da Áustria, no Red Bull Ring, está marcada marcada para às 9h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores: Moto2Moto3 e MotoE.