Masià bate Suzuki e lidera sexta de treinos da Moto3 na Grã-Bretanha. Moreira é 3º
Jaume Masià não deu chances à concorrência no TL2 da Moto3 na Grã-Bretanha e superou Tatsuki Suzuki para marcar o melhor tempo do dia em Silverstone. Diogo Moreira garante 3ª colocação no fim
A Moto3 iniciou as atividades do GP da Grã-Bretanha nesta sexta-feira (4), com os dois primeiros treinos livres do fim de semana, e Jaume Masià levou a melhor ao liderar a sessão com o tempo de 2min11s403, suficiente para garantir o topo sem maiores preocupações. Tatsuki Suzuki, 0s113 atrás do líder, fechou na segunda colocação, enquanto o brasileiro Diogo Moreira completou o top-3.
Saiba como foi o TL2 da Moto3 em Silverstone
Depois de Ivan Ortolá liderar a primeira sessão de treinos da Moto3, os pilotos foram à pista de Silverstone imediatamente após o início da cronometragem no TL2 com o tempo de 2min12s817 a ser batido. Logo nos primeiros minutos, porém, Ayumu Sasaki sofreu a primeira queda da atividade. No entanto, conseguiu retornar à moto sem maiores problemas e foi imediatamente aos boxes.
O treino continuou normalmente em seguida, e era possível ver diversos 'grupos' espalhados pela pista e certo tráfego de formando em alguns pontos. Daniel Holgado rapidamente alcançou o topo da sessão, com 2min13s062, ainda 0s247 abaixo da marca de Ortolá.
O brasileiro Diogo Moreira também foi à pista e marcou 2min13s068, suficiente para assumir o segundo lugar momentaneamente. Instantes depois, Stefano Nepa se aproximou do tempo a ser batido e anotou 2min12s925. Deniz Öncü, Holgado, Moreira e David Muñoz completavam o top-5.
Depois de sofrer uma queda no início da sessão, Sasaki retornou à pista com 19 minutos restantes no relógio e ainda ocupava a terceira colocação nos tempos combinados, com 2min12s839 — volta registrada ainda na primeira atividade do fim de semana.
Com menos de 15 minutos restantes no cronômetro, enfim, o tempo de Ortolá acabou batido. Jaume Masià foi o primeiro a conseguir baixar a marca e anotou 2min12s608, assumindo a ponta da tabela combinada. No entanto, Nepa permanecia na segunda colocação, ainda sem ter seu tempo superado.
Cm 11 minutos para o fim, Romano Fenati seguiu o exemplo de Masià e baixou a marca da manhã, com 2min12s624. Apesar de superar o tempo de Ortolá, o piloto ainda ficou abaixo de Jaume na tabela.
A partir daí, o ritmo da sessão passou a cair. Todos os pilotos voltaram aos boxes e começaram a se preparar para suas últimas tentativas, enquanto Masià, Fenati e Ortolá seguiam ocupando as três primeiras colocações. Com cerca de 6 minutos para o fim, todos os competidores voltaram à pista.
Nos últimos minutos, os tempos começaram a baixar. Moreira assumiu a ponta com 2min11s853, mas foi rapidamente superado por Tatsuki Suzuki e Masià. Lá atrás, David Muñoz foi empurrado para o 14º lugar, que representa a zona de corte, e Holgado aproveitou para anotar 2min13s013 e superá-lo.
Lá na frente, os competidores não conseguiram mais melhorar seus tempos e mantiveram Masià em primeiro, Suzuki em segundo e Moreira em terceiro. Nepa, Fenati, Ortolá, Öncü, José Antonio Rueda, Sasaki, Riccardo Rossi, Scott Ogden, Matteo Bertelle, Kaito Toba e Holgado também se classificação diretamente ao Q2 da classificação.