Tsunoda diz que AlphaTauri "evoluiu em todas as corridas": "Ninguém mais fez isso"

Em entrevista exclusiva ao Grande Prêmio, Yuki Tsunoda revelou que a AlphaTauri evoluiu o carro em todas as etapas do ano, mas o grande salto de desempenho apareceu a partir do GP dos Estados Unidos

Depois de sofrer com o desempenho da AT04 e ter dificuldades para marcar pontos ao longo de 2023, Yuki Tsunoda celebrou o avançado que a AlphaTauri teve após o pacote de atualizações que chegou no GP dos Estados Unidos. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o piloto japonês afirmou que a melhora é fruto de uma série de evoluções que a equipe teve ao longo de todas as corridas do ano. Por isso, os pontos em Austin e na Cidade do México foram uma recompensa pelo trabalho duro.

O último grande pacote de atualizações da AlphaTauri foi inserido no carro durante o GP dos Estados Unidos, em que Tsunoda conseguiu seu melhor resultado em 2023 ao fechar a prova em oitavo com a volta mais rápida da corrida.

[relacionadas]

No México, o time liderado por Franz Tost apareceu ainda mais forte e viu Daniel Ricciardo completar em sétimo. O resultado poderia ser ainda melhor, mas Yuki teve de largar de último após trocar componentes do motor e, embora estivesse em uma boa corrida de recuperação, se envolveu em um acidente com Oscar Piastri e desperdiçou qualquer chance de pontos no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Ao GRANDE PRÊMIO, o titular da AlphaTauri celebrou a boa fase da equipe e se mostrou mais confiante para encarar o restante da temporada.

Yuki Tsunoda é o 16º entre os pilotos na F1 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

"As atualizações que trouxemos em Austin, especialmente, pareceram ter funcionado para melhorar o ritmo, o que é bom. Então, temos atualizações que nos dão confiança, e elas foram importantes em todas as pistas. Acho que essa base nos elevou em direção ao top-10”, revelou o #22.

“A abordagem que tivemos em nossas atualizações foi definitivamente boa em comparação aos outros, o que nos deu certa vantagem, já que desenvolvemos o carro em praticamente todas as corridas. Nenhuma outra equipe fez isso. Mas eram atualizações pequenas, e nem todas funcionavam para nós — essa era a principal dificuldade. Mas, agora, conseguimos ter mais confiança após a evolução em Austin, o que é bom. É uma pena termos apenas três corridas pela frente, mas as evoluções funcionaram. Então, não estou preocupado com isso”, finalizou Tsunoda.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que rola na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!