Toyota vê Ferrari "0s4 mais rápida" após vitória em Ímola: "Não devemos nos animar"

Diretor-técnico da Toyota, David Floury admitiu que a Ferrari tinha mais ritmo nas 6 Horas de Ímola e ressaltou que a vitória da equipe japonesa veio após erro estratégico dos italianos

Vencedora das 6 Horas de Ímola do WEC no último fim de semana, a Toyota admitiu que evita "animar-se demais" com o resultado conquistado na etapa italiana. Depois de ver a Ferrari dominar pelo menos quatro horas da corrida, o time japonês acertou na estratégia da troca de pneus quando começou a chover e ainda contou com um grave erro dos italianos, que levaram quatro voltas a mais para calçar os compostos de chuva.

Assim, mesmo com um ritmo mais forte, a Ferrari não conseguiu mais se recuperar na prova e viu o carro #7 da Toyota, comandado por Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi, levar a vitória. Segundo o diretor-técnico David Floury, entretanto, os japoneses não devem se animar demais, pois ficou claro que os carros italianos tinham ritmo melhor.

[relacionadas]

"Acho que não devemos ficar animados demais [com a vitória], porque foi uma corrida decidida na estratégia de pneus, não em ritmo puro", admitiu Floury. "Se você olhar para o ritmo dos tempos de volta, a Ferrari foi 0s4 mais rápida do que nós. Vencemos sem sermos os mais rápidos, foi sobre estratégia e a execução da equipe", relatou.

O último piloto a entrar no carro, inclusive, foi Kobayashi, que precisou executar uma estratégia de economia de combustível para conseguir completar a corrida — ao mesmo tempo em que se defendia dos ataques da Porsche #6, pilotada por Kévin Estre em conjunto com André Lotterer e Laurens Vanthoor.

Kamui Kobayashi segurou pressão no fim e Toyota #7 venceu na Itália (Foto: Toyota)

No fim, entretanto, Kobayashi segurou os rivais e cruzou a linha de chegada 7s à frente do carro alemão, recebendo os elogios do diretor-técnico — que aproveitou para parabenizar também a Toyota pelo trabalho estratégico que permitiu a vitória.

"Quando começamos o último stint, estávamos coçando um pouco a cabeça e nos questionando como poderíamos gerenciá-lo. Kamui [Kobayashi] fez um trabalho fantástico para economizar combustível enquanto estava na frente. Fizemos o trabalho: foi uma execução perfeita da equipe, e Kamui foi brilhante no fim", elogiou o diretor da Toyota.

A próxima etapa da temporada 2024 do WEC está prevista para o dia 11 de maio, com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A categoria ainda vai passar por Le Mans, São Paulo, Texas, Fuji e Sakhir este ano. O GRANDE PRÊMIO transmite o campeonato completo AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!