Cadillac #2 é desclassificado dos 1812 km do Catar por infração técnica após 3 semanas
Ainda que tenham concluído que Dallara e Cadillac não tiveram más intenções, comissários optaram por desclassificar o carro #2 dos 1812 km do Catar, etapa que abriu temporada do WEC
O Cadillac #2 de Earl Bamber, Alex Lynn e Sebastien Bourdais infringiu o regulamento e foi desclassificado dos 1812 km do Catar, etapa que abriu a temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC). Os comissários receberam dois relatórios técnicos na madrugada do dia 3 de março que apontavam a irregularidade do Cadillac. Porém, apenas nesta sexta-feira (29) foi constatado que a carroceria do carro não estava em conformidade com o modelo homologado.
Bamber/Lynn/Bourdais estreou na temporada 2024 do WEC com um quinto lugar, mas perdeu o posto após cometer uma infração técnica. De acordo com o documento publicado nesta sexta-feira, uma “digitalização 3D e investigações adicionais mostraram que as faixas do difusor traseiro instaladas no lado esquerdo e no lado direito estão mais altas (no eixo Z) e desalinhadas (no eixo Y) do que o valor nominal do CAD e superam as tolerâncias permitidas”.
No entanto, Stephen Mitas, gestor da Cadillac, foi chamado pelos comissários no dia 16 de março e afirmou que as medições feitas pela equipe estavam corretas. Mas, em sua defesa, apresentou um relatório técnico do parceiro de chassis Dallara, que admitiu que duas peças foram entregues sem as verificações finais de controle de qualidade.
Os comissários reconheceram que não houve má intenção por parte da Dallara ou da Cadillac, mas ainda assim decidiu desclassificar o carro #2 por violar o regulamento técnico estabelecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pelo Automobile Club de l'Ouest.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Com a desclassificação, o Toyota #7 de Kamui Kobayashi , Mike Conway e Nyck de Vries subiu para o quinto lugar.
O Mundial de Endurance retorna no dia 21 de abril, com as 6 Horas de Ímola, na Itália, com transmissão do GRANDE PRÊMIO em todas as atividades de pista.