Toyota encerra parceria com McLaren por túnel de vento, mas vê "portas ainda abertas"
Com a construção em Woking, a McLaren encerrou a parceria com a Toyota para usar o túnel de vento da marca japonesa
O túnel de vento da McLaren em Woking está quase pronto — a data prevista de entrega é para este mês de agosto — e, por isso, os britânicos irão encerrar uma parceria de 12 anos com a Toyota. Isso porque a equipe começou a usar o túnel de vento da marca japonesa em 2010, ajudando no design de todos os carros até então.
Ainda assim, Rob Leupen, diretor-administrativo da Toyota Gazoo Racing Europe (TGR-E), não acredita ser o fim da parceria com a McLaren.
“Nossas portas permanecem abertas para a McLaren. Desejamos a eles nada além de sucesso com o novo túnel de vento e, embora isso mude naturalmente os serviços que a McLaren exige do TGR-E e com que frequência seus engenheiros provavelmente estarão em Colónia, na Alemanha, temos um diálogo aberto e estamos desempenhando um papel construtivo no processo de integração de seu novo túnel de vento em seu programa de desenvolvimento", revelou.

“Acho que nesta atividade mostramos claramente como o TGR-E pode agregar valor a longo prazo a projetos de engenharia de alto nível, e esperamos apoiar empresas inovadoras como a McLaren no futuro", seguiu Leupen.
O primeiro carro desenvolvido no túnel de vento da marca foi o McLaren MP4-26, de 2011. O início do vínculo começou logo após equipe da Toyota deixar a Fórmula 1. O vínculo, então, se estendeu desde então: os britânicos tinham espaços dentro da fábrica japonesa, também usando sistemas de dados para trabalharem os carros.
“O apoio do TGR-E tem sido inestimável para o nosso sucesso,” disse Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren. “Estabelecemos uma boa relação de trabalho com a equipe local na instalação, com suas capacidades internas de fabricação aditiva e outras instalações no local sendo vitais para o processo de desenvolvimento de nossos carros", acrescentou.
“À medida que avançamos para o comissionamento de nosso túnel de vento no local, que oferece eficiências significativas para a McLaren e se alinha com a nova estrutura que está sendo construída na equipe, gostaríamos de reconhecer que o trabalho feito com o túnel de vento TGR-E tem sido fundamental para o progresso da equipe no passado e agradecemos ao TGR-E por seu apoio inestimável durante esse período", finalizou.