Toyota anuncia atualização de LMH para WEC 2026 e mira vitória nas 24H de Le Mans

Depois de uma temporada 2025 aquém no Mundial de Endurance, a Toyota está preparando um novo pacote aerodinâmico para introduzir no GR010 em 2026

Depois de vencer mais uma vez o Mundial de Construtores do WEC em 2024 e somar três vitórias, a Toyota vive um ano de pesadelos em 2025. Sem conquistar um pódio sequer até o momento e em quarto na tabela, a marca japonesa tem vivido uma temporada bastante aquém das expectativas, o que motivou a divisão de corridas da Toyota a investir em uma atualização do protótipo LMH GR010 para 2026.

Kazuki Nakajima, vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, comentou o assunto no último final de semana, durante a rodada do WEC em Fuji, e revelou que a equipe irá utilizar um Evo Joker para introduzir um novo pacote aerodinâmico na próxima temporada. Os testes iniciais estão marcados para acontecer no primeira quinzena de outubro, em Paul Ricard, na França.

[relacionadas]

Essa será a primeira atualização do GR010 em quatro anos. O protótipo foi introduzido no WEC em 2021 para a disputa da classe hipercarro, que estreou no Mundial de Endurance justamente naquele ano.

“Estamos trabalhando ativamente para introduzir um novo pacote para o próximo ano. Planejamos começar a testar o carro evoluído com esse novo pacote aerodinâmico no início de outubro”, revelou Nakajima.

Kazuki Nakajima anunciou uma atualização do GR010 para 2026 (Foto: Julien Delfosse / DPPI)

Apesar do fracasso da Toyota ao longo de toda a temporada 2025, Nakajima está mais preocupado com a performance da equipe nas 24 Horas de Le Mans, prova que a marca japonesa não vence desde 2022. Por isso, o novo pacote tem como objetivo principal recolocar o GR010 na briga pela vitória no Circuito de La Sarthe.

“Em Le Mans, fomos mais lentos que os rivais em termos de velocidade máxima. Essa corrida nos deixou muito conscientes de que, mesmo dentro das regras, há muito mais que podemos fazer nessas áreas. Toda a equipe está unida na determinação de vencer Le Mans no próximo ano, e já estamos nos preparando para isso”, acrescentou.

Kamui Kobayashi, que é piloto do Toyota #7 e chefe de equipe no WEC, explicou que, mesmo com um Balanço de Performance (BoP) desfavorável e agressivo em 2025, a marca precisa ter um carro que consiga performar bem até com o peso máximo e a potência mínima.

“Precisamos resolver os problemas que temos enfrentado e construir um carro absurdamente rápido, para depois deixá-lo ser ajustado pelo Balanço de Performance. O carro precisa ser tão rápido a ponto de ser capaz de vencer mesmo quando receber o peso máximo e a potência mínima impostos pelo BoP”, comentou Kobayashi.

Agora, os carros do WEC voltam à pista para as 8 Horas do Bahrein, oitava e última etapa da temporada 2025, entre os dias 6 e 8 de novembro. O campeonato todo do Mundial de Endurance conta com transmissão AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube do GRANDE PRÊMIO e na GPTV.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2